A Prefeitura de Limeira reforçou, em 2025, a estrutura de atendimento à população com a incorporação de quatro novas viaturas totalmente equipadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Em dezembro de 2024, o serviço contava com cinco veículos.
Segundo o prefeito Murilo Félix, o investimento de R$ 1,1 milhão na renovação da frota trouxe melhorias diretas ao atendimento, com ambulâncias totalmente equipadas que garantem mais segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho às equipes. “Mesmo com as dificuldade financeira que os município enfrenta, conseguimos articular com o governo federal e assegurar os convênios necessários para viabilizar esses veículos, fortalecendo o atendimento em saúde”, ressaltou.
A diretora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Thais Helene de Souza Guedes, salientou que as aquisições fortalecem o Samu e toda a rede de urgência e emergência, “assegurando atendimento mais rápido e eficiente à população”. Em 2026, o município garantiu uma nova ambulância, por meio do PAC, o que deve deixar o serviço com a frota principal 100% nova.
De janeiro a novembro de 2025, o Samu realizou 21.308 atendimentos, com predominância de ocorrências relacionadas a quedas, mal-estar e episódios de síncope (desmaio). “O perfil de ocorrências evidencia a importância do serviço para a rede municipal de saúde”, completou. Para dar conta da demanda, o Samu conta atualmente com 83 servidores, incluindo 32 médicos.











