mais
    HomeCâmara LimeiraSecretário explica processo de atribuição de aulas e fala sobre transporte escolar...

    Secretário explica processo de atribuição de aulas e fala sobre transporte escolar rural

    PUBLICAÇÃO

    spot_img

    Esclarecer demandas apontadas por mães e candidatos do processo seletivo para professores celetistas. Esse foi o objetivo da reunião desta quarta-feira, 11 de fevereiro, entre a Comissão de Educação e Ciências e o secretário de Educação, Antônio Montesano Neto. Transporte escolar na área rural e atribuição de aulas regulares, de projetos e oficinas foram alguns dos temas abordados. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo e podem ser conferidos na íntegra neste link. Todas as deliberações são registradas em ata.

    A reunião foi motivada por demandas apresentadas na reunião da última semana, quando foram relatados supostos problemas no processo de atribuição de aulas por candidatos aprovados no processo seletivo e mães de alunos do Bairro dos Pires reclamaram das condições dos ônibus que fazem o transporte escolar na região.

    A Comissão é composta pelos vereadores Mariana Calsa (MDB), presidente; Nilton Santos (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho de Santa Luzia (PP), secretário. Também estiveram presentes a diretora de Planejamento, Kátia Romina de Lima Bernardo, a assessora de gabinete, Fabiana Luiza Gomes Beianchi, e o  assessor especial em Gestão Pública, Rodney Marcelo da Silva, todos representantes da Secretaria de Educação; bem como a conselheira Tutelar Elisdete Beckman.

    Atribuição de aulas

    O primeiro assunto abordado foi a atribuição de aulas para os classificados no processo seletivo para professores regulares, de projetos e oficineiros. De acordo com o secretário, o procedimento de atribuições seguiu rigorosamente o que estava previsto no edital, que foi redigido conforme a legislação sobre o tema.

    As atribuições seguiram a ordem: primeiro os professores efetivos escolheram as salas, as que sobraram foram disponibilizadas para os professores celetistas que indicaram as aulas regulares, em seguida foi a vez dos professores que indicaram os projetos e por último os oficineiros.

    Uma nova atribuição está em andamento nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, e aqueles que não conseguiram aulas também podem participar.

    Concurso 

    Segundo Montesano, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) faz apontamentos nas contas da Prefeitura há anos, devido ao grande número de professores contratados. O TCE cobra que o cargo seja ocupado por servidores efetivos. 

    No ano passado foi aberto concurso para professores do ensino fundamental e todas as salas de aula vagas na rede municipal até o fim do primeiro semestre de 2025 foram atribuídas a professores efetivos nomeados no certame, que ainda está na validade para novas chamadas.

    O secretário também informou que a pasta pretende abrir novos concursos este ano para a educação infantil e especial, além de outros cargos da educação.

    Transporte escolar

    Sobre o transporte escolar, Montesano explicou que no ano passado se reuniu com o secretário-executivo da Secretaria Estadual de Educação, juntamente com o prefeito Murilo Félix (Podemos), para tratar sobre um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura para o fornecimento conjunto de ônibus escolares para os alunos da rede municipal e estadual, mas a minuta do contrato só ficou pronta na última quinta-feira de janeiro (29) e as aulas começariam no dia 3 de fevereiro, por isso foi necessário realizar a contratação emergencial de uma empresa para que os alunos não ficassem sem transporte.

    Disse ainda que o convênio ainda está de pé e que as minutas estão tramitando entre os órgãos Municipal e Estadual.

    Quanto às condições dos ônibus, Montesano confirmou que recebeu muitas reclamações na semana passada, mas que alguns problemas estão sendo sanados pela empresa, como a troca de três ônibus que não estavam em boas condições e a aquisição de estofamentos para alguns bancos, que serão trocados durante o período de Carnaval.

    Em relação ao transporte escolar na área rural, o representante da pasta disse que Limeira tem mais de 800 quilômetros de estradas rurais e que durante o período de chuvas a Prefeitura não consegue fazer a manutenção adequada, por isso muitos ônibus não conseguem chegar em todos os locais.

    Creches

    O vereador Waguinho apontou que hoje há 454 crianças aguardando vagas em creches municipais e que fez um levantamento junto às escolas do Bolsa Creche e há cerca de 150 vagas ainda abertas no programa. Questionou se não é possível dar publicidade a essas vagas para que os pais que conseguem levar as crianças às respectivas escolas possam escolhê-las.

    O secretário disse que as regras atuais da Fila Única da Creche não permitem que essas vagas sejam ofertadas dessa forma, mas que a Câmara ou os vereadores poderiam propor melhorias na legislação que regulamenta o programa.

    Montesano contou também que o Município prevê a criação de três novas creches, uma no Jardim Roseira, cujas obras já deveriam ter iniciado, mas problemas nas documentações das empresas vencedoras atrasaram o cronograma. Também há em andamento projetos para a creche da Caroline Pardo e para o Jardim Jequitibás.

    A Comissão

    As reuniões acontecem regimentalmente às quartas-feiras, às 14h. A Comissão de Educação e Ciências tem como competência a fiscalização de assuntos relacionados à educação e ao ensino. Os membros também são responsáveis por abordar a política e sistema educacional nos aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais, além de opinarem acerca de projetos da rede municipal de ensino, programas e políticas públicas que tratem do ambiente escolar, dos professores e estudantes, bem como servidores da rede de ensino, serviços, equipamentos e programas educacionais.

    Informações CML

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Oposição reage a pedido da PF para afastar Toffoli do caso Master

    Parlamentares da oposição reagiram nesta quarta-feira (11) ao pedido da Polícia Federal para afastar...

    Senado poderá investigar Toffoli caso insista em sua posição, diz Barreto

    A PF (Polícia Federal) enviou ao ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal),...

    Lula deve visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval – CartaCapital

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar a três capitais durante o...

    Moraes rejeita flexibilizar horário para Flávio visitar Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitou um pedido da defesa do ex-presidente...

    Mais Notícias

    Oposição reage a pedido da PF para afastar Toffoli do caso Master

    Parlamentares da oposição reagiram nesta quarta-feira (11) ao pedido da Polícia Federal para afastar...

    Senado poderá investigar Toffoli caso insista em sua posição, diz Barreto

    A PF (Polícia Federal) enviou ao ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal),...

    Lula deve visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval – CartaCapital

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar a três capitais durante o...