mais
    HomeCâmara LimeiraComissão de Obras requer informações sobre andamento da construção da passarela do...

    Comissão de Obras requer informações sobre andamento da construção da passarela do Bairro dos Lopes

    PUBLICAÇÃO

    spot_img

    Na reunião desta quinta-feira, 12 de fevereiro, a Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara de Limeira pautou a construção da passarela no km 134+500 metros da Rodovia Anhanguera (SP-330), no Bairro dos Lopes. Com início previsto em 2025 e prazo de conclusão até abril de 2026, o colegiado encaminhou questionamentos sobre o andamento das obras à Prefeitura e à Concessão do Sistema Anhanguera-Bandeirantes.  

    Na última reunião realizada sobre o tema, em outubro do ano passado, os vereadores foram informados por representantes da Artesp que a previsão de término da construção da passarela seria abril. A dois meses de completar esse prazo, a Comissão buscar informações sobre a implantação da travessia, que integra o escopo de obrigações previstas no contrato de Concessão do Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

    A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 13h30. As deliberações constam em ata.

    Histórico

    Desde 2017, a Câmara solicita a construção da passarela na localidade. Na época, um relatório foi elaborado pela Consultoria Técnica Especializada da Casa. O parecer demonstrou que “as características locais configuram uma situação de risco permanente e diário aos moradores do bairro, inclusive para o acesso a serviços públicos essenciais, especificamente de saúde e de educação, que necessitam realizar diariamente a travessia da rodovia”. 

    Entre os encaminhamentos feitos pelos vereadores, a partir do relatório da Consultoria, foi enviado ofício à Artesp para que promovesse a “revisão e atualização dos critérios para implantação de melhorias e a devida reconsideração das decisões anteriores, permitindo enquadrar a situação como circunstância especial que apresenta potencial de graves riscos aos usuários e aos pedestres, conforme disposto na cláusula contratual com a concessionária, permitindo, de fato, posterior implantação de passarela elevada.”   

    A necessidade de implantação da travessia elevada também foi alvo de indicações, moções e audiências públicas por parte dos vereadores desde 2011, em face dos riscos de acidentes. Também foram realizadas reuniões entre a Comissão de Obras e o deputado Rafa Zimbaldi em março e maio de 2022, e em abril de 2025 para alinhamento das demandas do município e articulação com o Governo do Estado para a construção da passarela.

    Assentamento

    Os vereadores receberam o munícipe Márcio Stahl que relatou a situação das famílias que moram no assentamento de posseiros na região do Horto Florestal/Tatu, especialmente em relação à falta de acesso à energia e à água. Ele apontou os impactos sociais da ausência de serviços essenciais. A necessidade de iluminação pública, de transporte público e a dificuldade de regularização também foram apontadas.     

    Foi deliberado pela Comissão a expedição de ofício à Prefeitura para que informe sobre a tramitação da regularização da área e sobre o fornecimento dos serviços públicos de energia, água e esgoto no local ou ainda se existe a possibilidade da aplicação da Regularização Fundiária Urbana (REURB). As moradias estão localizadas nas proximidades do aterro sanitário. Outro questionamento é se existe viabilidade técnica e operacional para a implementação ou extensão das linhas de transporte público escolar para atender a região.  

    Jardim Mosaico

    Dando continuidade à pauta do Jardim Mosaico, a Comissão deliberou pela expedição de ofício por meio da Presidência da Câmara, visando requerer junto ao Poder Executivo Municipal de Cordeirópolis a disponibilização das seguintes documentações relacionadas ao empreendimento implantada na cidade vizinha: relatório de impacto ambiental e licenças emitidas; estudo de impacto de vizinhança e análise de impacto viário e segurança; projetos aprovados de drenagem pluvial, sistemas de abastecimento de água potável e redes de coleta e tratamento de esgoto; plano de gerenciamento de resíduos sólidos, gestão de estudo de mobilidade urbana para o acesso ao loteamento.

    O tema foi colocado em discussão pelo Colegiado na reunião do

     dia 5 de fevereiro

    , para tratar sobre os impactos da implantação do empreendimento “Mosaico” no limite Cordeirópolis-Limeira. Apesar de o loteamento estar oficialmente na cidade vizinha Cordeirópolis (SP), os vereadores demonstraram preocupação com a possível demanda por serviços públicos e infraestrutura local, devido à proximidade da área com bairros limeirenses e ao acesso direto pelo sistema viário do município.   

    Informações CML

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Governo de SP lança Feira de Empregos do Fundo Social com mais de 2 mil vagas

    O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas lançaram nesta quinta-feira (12),...

    Com articulação do Dr. Marcelo Rossi, projeto levará medicina esportiva à rede pública

    A rede municipal de saúde de Limeira contará com uma estratégia inovadora prevista para...

    Em nova reunião, Lula diz a Pacheco que ele é a única opção para disputar governo de Minas

    Diante da posição firme de Lula, o senador respondeu que tem responsabilidade com o...

    COGEP acelera regularização fundiária e transforma bairros

    A informalidade urbana ainda marca grande parte do território brasileiro. Estima-se que entre 30%...

    Mais Notícias

    Governo de SP lança Feira de Empregos do Fundo Social com mais de 2 mil vagas

    O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas lançaram nesta quinta-feira (12),...

    Com articulação do Dr. Marcelo Rossi, projeto levará medicina esportiva à rede pública

    A rede municipal de saúde de Limeira contará com uma estratégia inovadora prevista para...

    Em nova reunião, Lula diz a Pacheco que ele é a única opção para disputar governo de Minas

    Diante da posição firme de Lula, o senador respondeu que tem responsabilidade com o...