O CEIEF Mauro Sérgio Vieira recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), o lançamento do Projeto Educar Limeira 2026, que neste ano tem como tema “Prevenção à Violência Doméstica e Infantil no Ambiente Escolar”. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública e Defesa Civil e deve atender cerca de 6 mil estudantes da rede municipal neste ano com o objetivo de valorizar o respeito e a empatia, reforçando a escola como espaço de cuidado, pertencimento e convivência.
Durante a palestra, os Guardas Municipais orientaram as crianças sobre como identificar situações de violência e quais atitudes devem ser tomadas para buscar ajuda. Também explicaram os diferentes tipos de agressão, utilizando exemplos e abrindo espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas. A proposta é promover informação, ampliar a conscientização e fortalecer a cultura da prevenção desde a infância.
O prefeito Murilo Félix destacou a importância da atuação preventiva no ambiente escolar. “Quando levamos a Guarda para dentro da escola, não estamos apenas prevenindo a violência, estamos formando cidadãos mais conscientes. Isso é investimento no futuro de Limeira”, afirmou.
A primeira-dama, Luciana Félix, explicou aos alunos que guardas e policiais têm a função de proteger e orientar a população. Ela também reforçou o papel da escola como espaço de acolhimento. “É fundamental que nossas crianças saibam reconhecer situações de violência e entendam que podem e devem buscar ajuda”, ressaltou.
Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Everton Ferreira, as vereadoras Mara Isa Mattos Silveira e Lu Bogo, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Henrique Paes, o comandante da Guarda Civil Municipal, André Hailer, a diretora do Ceief Vereador Mauro Sérgio Vieira, Daniela Leo, além de integrantes da corporação.
EDUCAR LIMEIRA
Criado em 2017, o Educar Limeira já atendeu mais de 60 mil alunos e aborda temas como violência doméstica contra crianças e mulheres, bullying e racismo. Voltado aos estudantes do 3º, 4º e 5º anos da rede municipal, o projeto busca fortalecer valores como respeito e empatia, além de ampliar o papel da escola como espaço de proteção, acolhimento e convivência saudável.
SERVIÇO
Denúncias de violência podem ser feitas à Polícia Militar (190) ou à Guarda Municipal (153). Escolas interessadas no Projeto Educar Limeira 2026 podem obter mais informações pelo telefone (19) 3453-1005.









