mais
    HomeRegiãoOficina de Mecânica Básica capacita mulheres e fortalece autonomia em Piracicaba –...

    Oficina de Mecânica Básica capacita mulheres e fortalece autonomia em Piracicaba – Portal do Município de Piracicaba

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    Mais de 200 mulheres participaram da Oficina de Mecânica Básica promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região e a empresa ElringKlinger. O evento, realizado no Clube dos Metalúrgicos, reuniu mulheres de diversas idades e profissões, como borracheiras, professoras, advogadas e fisioterapeutas, ampliando o conhecimento técnico e promovendo mais independência no dia a dia.

    A capacitação teve aconteceu nos dias 18 e 19/3, com grande adesão. O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner Silveira (Juca); e o presidente da ElringKlinger Brasil, Fernando Petrolino, participaram da abertura. Ribeiro reforçou a importância de ampliar a oferta de cursos para mulheres e destacou o impacto da capacitação na vida das participantes. “Nosso compromisso é qualificar as trabalhadoras para que tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho. Sabemos que muitas mulheres enfrentam desafios diários, e a falta de conhecimento técnico pode ser um obstáculo. Essa oficina é um sucesso porque dará a elas mais autonomia, mais segurança e mais voz dentro de um setor tradicionalmente masculino. Queremos expandir essa iniciativa e continuar abrindo portas para que mais mulheres tenham acesso ao aprendizado e possam transformar suas vidas”, afirmou.

    Secretário, Jose Luiz Ribeiro durante a abertura da oficina

    Além do aprendizado prático, o encontro foi marcado por relatos de superação e empoderamento. A advogada Marília Assis destacou a importância de conhecer o funcionamento básico do carro para evitar problemas. “Achei fundamental aprender sobre mecânica para não ser enganada e entender exatamente o que os mecânicos dizem quando preciso de um reparo. Recentemente, enfrentei uma disputa judicial por causa de um serviço mal executado, e agora me sinto mais preparada para evitar situações semelhantes”, afirmou.

    A advogada Marília Assis quis poder ter mais conhecimento sobre veículos

    A oficina abordou de forma didática e acessível os principais componentes do veículo e seu funcionamento. Ministrada de forma interativa, incentivou a troca de experiências entre as participantes e esclareceu dúvidas comuns sobre manutenção automotiva. Durante a capacitação, foram abordados temas como a importância da calibragem correta dos pneus, sinais de desgaste nos freios, funcionamento da suspensão e direção, além da identificação de problemas no sistema elétrico e no motor.

    A palestrante Elaine Jardim, key account manager da ElringKlinger do Brasil, utilizou uma abordagem inovadora ao comparar os sistemas do veículo ao corpo humano. “O motor pode ser entendido como o coração do carro, responsável por bombear a energia necessária para o funcionamento. Assim como nosso corpo precisa de cuidados regulares, a manutenção preventiva do veículo é essencial para evitar problemas mecânicos e aumentar a vida útil dos componentes”, explicou. Elaine também apresentou dicas práticas sobre troca de óleo, verificação do nível de água do radiador e cuidados com a bateria.

    Elaine Jardim, Key Account Manager da ElringKlinger inovou na forma de explicar os conceitos de mecânica

    Islaine Aparecida de Freitas Orfao compartilhou sua experiência e o desejo antigo de aprender mais sobre mecânica. “Cresci vendo meu pai trabalhar como mecânico, mas nunca tive a oportunidade de aprender diretamente com ele. Sempre tive curiosidade, mas faltava um espaço onde eu pudesse realmente entender como tudo funciona. Agora, sei mais sobre os sistemas do carro e me sinto mais confiante ao levá-lo para um conserto”, disse.

    Islaine Aparecida de Freitas orfao tem pai que trabalha com mecanica, mas ainda não tinha conseguido entender mais sobre o assunto.

    Com a presença de um intérprete de Libras, o evento garantiu acessibilidade, permitindo que todas as mulheres acompanhassem as atividades de forma inclusiva. A oficina reforça o papel essencial da capacitação na promoção da independência feminina e na inserção das mulheres em setores tradicionalmente masculinos.

    Oficina contou com intérprete de libras para acessibilidade

    Via PMP

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Vereadores Juniores: Câmara Municipal promove terceira sessão ordinária

    Na tarde desta sexta-feira, 5 de dezembro, os vereadores juniores realizaram a terceira sessão...

    Em 10 anos, 60,7% dos beneficiários conseguiram deixar o Bolsa Família

    De cada dez pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014, seis conseguiram deixar...

    Câmara de Limeira mantém Selo Ouro em transparência e supera média nacional e estadual

    A Câmara Municipal de Limeira manteve o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência...

    Operação Só Cacareco passará em 6 bairros na próxima semana

    A Operação Só Cacareco, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Limeira, estará...

    Mais Notícias

    Vereadores Juniores: Câmara Municipal promove terceira sessão ordinária

    Na tarde desta sexta-feira, 5 de dezembro, os vereadores juniores realizaram a terceira sessão...

    Em 10 anos, 60,7% dos beneficiários conseguiram deixar o Bolsa Família

    De cada dez pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014, seis conseguiram deixar...

    Câmara de Limeira mantém Selo Ouro em transparência e supera média nacional e estadual

    A Câmara Municipal de Limeira manteve o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência...