mais
    HomePolíticaTrump e Von der Leyen concordam com tarifas de 15% para produtos...

    Trump e Von der Leyen concordam com tarifas de 15% para produtos europeus e grandes compras de energia – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegaram a um acordo aduaneiro neste domingo 27 em Turnberry, na Escócia, após uma reunião relâmpago.

    Trump explicou os detalhes: tarifas alfandegárias de 15% para produtos europeus importados, por um lado, e o compromisso da União Europeia de destinar 750 bilhões de dólares (4,18 trilhões de reais) em compras de energia e 600 bilhões de dólares (5,54 trilhões de reais) em investimentos adicionais nos EUA, por outro.

    Von der Leyen esclareceu, por sua vez, que o setor aeronáutico e outras áreas estratégicas estarão isentas de tarifas. Além disso, disse que as significativas compras de energia que a Europa fará nos Estados Unidos servirão para substituir os fornecimentos da Rússia.

    Após apenas uma hora de reunião, os jornalistas, previamente informados pelos dois líderes de uma “probabilidade de 50%” de alcançar um acordo, foram novamente convocados ao luxuoso salão de baile do complexo de golfe Trump Turnberry, na costa oeste da Escócia.

    “Chegamos a um acordo”, anunciou o presidente republicano, descrevendo-o como o “maior” jamais alcançado em matéria comercial e uma promessa de “unidade e amizade”.

    A presidente da Comissão Europeia, por sua vez, elogiou o pacto como um “bom acordo” que trará “estabilidade”.

    Trump, imerso em uma ampla ofensiva protecionista, havia estabelecido o prazo de até 1º de agosto antes de impor tarifas alfandegárias de 30% aos produtos europeus que entrassem nos Estados Unidos.

    Antes das conversas, Von der Leyen elogiou o talento do magnata nova-iorquino como “negociador formidável” e enfatizou a necessidade de “reequilibrar” a relação comercial transatlântica.

    O acordo, cujos detalhes completos ainda são desconhecidos, ainda deverá ser validado pelos Estados-membros da UE.

    Seus embaixadores, que viajaram à Groenlândia na manhã de domingo, foram informados sobre as últimas negociações e se reunirão novamente para essa validação.

    O Acordo de Turnberry confirma que o comércio transatlântico entrou em uma nova era de protecionismo americano.

    Até o retorno de Trump ao poder, os Estados Unidos aplicavam à Europa uma tarifa média de 4,8%. Com os 10% adicionais, as tarifas para as exportações da UE chegaram quase aos 15% agora acordados.

    “Bazuca”

    Se Von der Leyen e Trump não tivessem chegado a um acordo, Bruxelas estava disposta a retaliar tributando os produtos e serviços americanos.

    O Executivo europeu, por iniciativa de alguns países como a França, também havia ameaçado retirar o acesso aos mercados europeus de licitações públicas ou bloquear certos investimentos.

    O uso dessa “bazuca” — como o instrumento “anticoerção” é chamado no jargão de Bruxelas — teria levado a UE e os EUA a uma escalada diplomática e econômica sem precedentes.

    Trump afirma estar em posição de força. Mas algumas pesquisas mostram que os americanos têm dúvidas sobre sua estratégia comercial e seu desempenho em geral.

    Uma recente pesquisa da Gallup revelou que o nível de confiança no mandatário caiu para 37%, 10 pontos percentuais a menos do que em janeiro.

    Nesse contexto, Trump se beneficiaria do anúncio de um compromisso com a UE, após ter assinado cinco acordos comerciais com Japão, Indonésia, Vietnã, Filipinas e Reino Unido, no âmbito de sua política protecionista prometendo “90 acordos em 90 dias”.

    Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Carnaval 2026: Polícia de SP prende 23 pessoas e apreende 30 celulares na capital

    O esquema especial das forças de segurança de São Paulo para o Carnaval deste...

    Falta de água leva ao cancelamento de procedimentos na Policlínica em Limeira

    A Policlínica Dr. Odair A. Ragazzo de Camargo, localizada na Avenida Ana Carolina de...

    Presidente da Câmara dialoga com Apeoesp sobre planejamento e melhorias na rede municipal

    O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), recebeu na última...

    Mais Notícias

    Carnaval 2026: Polícia de SP prende 23 pessoas e apreende 30 celulares na capital

    O esquema especial das forças de segurança de São Paulo para o Carnaval deste...

    Falta de água leva ao cancelamento de procedimentos na Policlínica em Limeira

    A Policlínica Dr. Odair A. Ragazzo de Camargo, localizada na Avenida Ana Carolina de...