A assistente virtual da Prefeitura de Limeira, Lia (Limeira Inteligência Artificial), completou um mês de funcionamento na última sexta-feira (17), com 20.826 interações realizadas pelo WhatsApp. No período, a ferramenta atendeu mais de 4 mil moradores, oferecendo orientações sobre centenas de serviços municipais e dúvidas gerais sobre a cidade, de forma rápida e gratuita.
“A Lia representa um avanço importante na modernização dos serviços públicos e na aproximação entre a Prefeitura e o cidadão. Em apenas um mês, os números mostram que a população tem confiado na ferramenta, que veio para facilitar o acesso à informação e tornar o atendimento mais ágil e humano”, avaliou o prefeito Murilo Félix.
A ferramenta é gratuita, não exige cadastro e está disponível para qualquer morador que deseje informações rápidas, confiáveis e acessíveis.
“O efeito da Lia tem se refletido no aumento de protocolos no Limeira Digital e nos atendimentos do 156. Isso mostra que a IA tem ampliado o acesso da população aos serviços municipais ao explicar detalhadamente como utilizá-los”, destacou o secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians.
Serviços mais acessados
No primeiro mês, as áreas mais procuradas foram Saúde, Educação, Transporte e Serviços Públicos, com destaque para dúvidas sobre agendamentos, programas sociais, impostos e manutenção urbana.
Na Saúde, sobressaíram questões sobre consultas, exames, vacinação e medicamentos. Já na Educação, as solicitações envolveram vagas em creches e escolas e atividades para crianças e terceira idade.
Também registraram grande volume de interações os temas de Transporte, com dúvidas sobre linhas de ônibus e cartões do idoso e estudante, e de Serviços Públicos e Infraestrutura, com solicitações sobre IPTU, iluminação, zeladoria e habitação.
A Ouvidoria e a área de Segurança também tiveram destaque, com denúncias de perturbação de sossego, irregularidades e buscas por informações sobre emprego, cultura e lazer.









