O Vivaldi começou a receber suas primeiras otimizações para o Windows em Arm, preparando o terreno para uma versão do navegador totalmente compatível com a arquitetura que promete ganhar espaço no mercado de notebooks com Windows 11.
Em publicação feita no blog oficial na última quinta-feira (18), a empresa confirmou que a nova versão do navegador para Windows adicionou pacotes que suportam nativamente a arquitetura ARM64. Os desenvolvedores alertam que esta é uma implementação prematura, portanto, pode haver muitos problemas de estabilidade e desempenho.
A versão 3329.7 do Vivaldi marca o primeiro passo da empresa rumo ao ecossistema de aplicativos compatíveis com o Windows em Arm. Com essa otimização, o navegador poderá funcionar sem emulação no sistema operacional, garantindo maior desempenho. Os testes devem ser conduzidos ao longo das próximas semanas pelos usuários.
Essas compilações ainda não fazem parte do nosso sistema de teste automatizado e foram levemente testadas apenas em uma peça de hardware. Problemas sérios podem existir e devem ser esperados.
Vivaldi
O Google Chrome é outro navegador que passou a contar com suporte nativo para Windows em Arm, trazendo otimizações que permitem extrair desempenho máximo do hardware.
A chegada de aplicativos populares ao Windows em Arm será especialmente importante para a Qualcomm, que está preparando o lançamento de novos processadores para notebooks baseados em Arm. Além do Snapdragon X Elite, especula-se que a fabricante lançará outras opções de chips para dispositivos mais baratos em 24 de abril.
Vários fabricantes de computadores devem lançar notebooks com o Snapdragon X Elite em 2024, incluindo Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo, Microsoft e Samsung. Alguns desses modelos já apareceram em testes de benchmark prometendo um desempenho comparável aos processadores Intel Core de 13ª geração e Apple M2.
Vivaldi
Desenvolvedor: Vivaldi Technologies
Grátis
Tamanho: 214 MB
Source link Tudo Celular