mais
    HomeCâmara LimeiraCâmara aprova cinco projetos e encaminha 15 requerimentos à Prefeitura

    Câmara aprova cinco projetos e encaminha 15 requerimentos à Prefeitura

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores da Câmara Municipal de Limeira na sessão ordinária desta segunda-feira, 24 de novembro, durante a Ordem do Dia. Já no Expediente, além da leitura dos documentos protocolados na Casa, os vereadores encaminharam 15 requerimentos à Prefeitura.

    Participação popular

    A Tribuna Livre é uma parte da sessão na qual munícipes usam a palavra para tratar de assuntos de interesse da cidade. Esta semana, fizeram uso do espaço Klauber Medeiros sobre organização da 11ª parada LGBT+ de Limeira e Acir Palma sobre cuidado com a pessoa autista. Confira as falas dos oradores neste link.

    Voluntário da causa autista em Limeira, Acir Palma, dialogou com os vereadores sobre a necessidade de construção de políticas públicas para as pessoas com TEA e famílias atípicas. Ele desafios como a violência contra autistas nas escolas, afirmando que “Nada justifica violência, mas infelizmente acontece em nossa cidade e no nosso país”.

    Outro ponto abordado foi em relação ao acesso das famílias ao Espaço Família Azul. Palma elogiou a ação da Prefeitura em criar a unidade, mas alertou que há desafios a enfrentar, como absorver famílias que ainda não foram chamadas para entrevista e atendimento no local. O orador se colocou à disposição para ajudar a administração municipal a solucionar essa demanda.

    Por fim, falou do trabalho inovador da Associação Inclusão Já, que criou o projeto Inclusão no Tatame, com aulas de jiu-jitsu para pessoas atípicas e PCDs. “É o primeiro espaço em Limeira com atendimento exclusivo a esse público, com acesso à sociabilização. Aos sábados, existe a oportunidade de os pais participarem das atividades juntos com os filhos, aumentando o laço de amor”, descreveu.

    Em seguida, o presidente da Associação Parada de Limeira, Klauber Medeiros, discursou sobre a organização do evento de diversidade. Será dia 7 de dezembro, ao meio-dia, saindo do Bosque Prefeita Maria Thereza em caminhada em direção à Marginal Leste, com apresentação musical e ações de conscientização. “Toda a população limeirense está convidada: jovens, adultos, famílias, entidades, coletivos, movimentos sociais e todas as pessoas que acreditam na igualdade e no respeito”, disse.

    O tema desta edição será: Envelhecer LGBT: memória, resistência e futuro. “A parada não é apenas um evento festivo, embora a festa também faça parte da celebração de nossa existência, ela é sobretudo um momento de afirmação cidadã, é cultura, é lazer, é saúde pública, é convivência democrática, é ocupação legítima do espaço urbano, é política no sentido mais humano e transformador do termo”, descreveu. Falou ainda que o evento chama atenção para discussão de temas públicos como empregabilidade de pessoas da comunidade, políticas se segurança e de saúde integral, assistência social e o direito de viver sem discriminação.

    Confira o resultado da votação da Ordem do Dia:

    Aprovado – Projeto de Lei Nº 241/2025 (redação final), da Prefeitura, estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2026 (Lei Orçamentária Anual).

    Aprovado – Projeto de Lei Nº 16/2025, do vereador licenciado Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PRTB), perpetua o nome de Natalino Feletti na rua projetada 10, do loteamento Jardim Residencial Walter Lucio Peccinini.

    Aprovado – Projeto de Lei Nº 70/2025, do vereador Felipe Penedo (PL), dispõe sobre a obrigatoriedade de sinalização antecipada em vias públicas que sofrerem interdições totais ou parciais por obras ou serviços.

    Aprovado – Projeto de Lei Nº 252/2025, do vereador Everton Ferreira (PSD) e da Comissão de Assuntos Relevantes para a implantação de melhorias na transparência pública municipal, composta pelos vereadores Estevão Nogueira (Avante), Elias Barbosa (PRTB), Mariana Calsa (MDB), Guilherme Guido (PL) e Márcio do Estacionamento (DC), dispõe sobre a consolidação da legislação municipal relativa à transparência pública e ao acesso à informação, nos termos da Lei Federal Nº 12.527/2011.

    Aprovado – Projeto de Decreto Legislativo Nº 39/2025, do vereador Helder do Táxi (PSD), concede o Título de Cidadão Limeirense a Alexandre José Pinheiro Barbosa pelos serviços prestados a Limeira.

    Informações CML

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Shopee investe em Centro de Distribuição em Limeira

    O prefeito Murilo Félix visitou nesta terça-feira (27) o Centro de Distribuição da Shopee...

    Próximos presidente e governadores tomarão posse em nova data; entenda

    O próximo presidente do Brasil será empossado no dia 5 de janeiro, enquanto os...

    Suspeito de roubar postos de combustíveis na região é preso em Engenheiro Coelho 

    Um homem, de 33 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira, em Engenheiro Coelho,...

    “Transporte escolar e materiais estão garantidos no início do ano letivo”, afirma secretário Montesano

    Em reunião entre o vereador Waguinho da Santa Luzia (PP) e o secretário municipal...

    Mais Notícias

    Shopee investe em Centro de Distribuição em Limeira

    O prefeito Murilo Félix visitou nesta terça-feira (27) o Centro de Distribuição da Shopee...

    Próximos presidente e governadores tomarão posse em nova data; entenda

    O próximo presidente do Brasil será empossado no dia 5 de janeiro, enquanto os...

    Suspeito de roubar postos de combustíveis na região é preso em Engenheiro Coelho 

    Um homem, de 33 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira, em Engenheiro Coelho,...