A Secretaria de Agronegócios e Áreas Rurais de Limeira orienta sobre a adoção da Nota Fiscal Fácil (NFF), que foi disponibilizada, em âmbito nacional, para produtores rurais no terceiro trimestre deste ano. O sistema foi desenvolvido para desburocratizar a emissão de notas fiscais para que o processo seja mais simples, rápido e acessível. Com ele, é possível emitir o documento diretamente pelo celular ou computador, sem a complexidade dos sistemas tradicionais, sem custo e sem a necessidade de internet potente.
Atualmente, a emissão de nota fiscal é obrigatória para os que realizam vendas interestaduais ou obtiveram receita bruta superior a R$ 360 mil em 2023 ou 2024. Em 2026, a obrigatoriedade se estende a todos os produtores rurais do Estado de São Paulo.
Para a secretária da pasta, Antonieta Polatto, a adoção do sistema NFF contribui para a formalização da produção rural, fortalece a rastreabilidade e ajuda o produtor a cumprir exigências legais e ambientais. “Com a NFF, o produtor ganha agilidade, amplia seus mercados, fortalece sua regularidade fiscal e tem mais acesso a crédito e oportunidades”, afirma.
Para disponibilizar a nota, basta acessar o site da NFF pelo celular ou computador. Confira o passo a passo:
– Faça seu cadastro com nome, CPF ou CNPJ e contato
– Faça login com o usuário e a senha criados
– No menu, clique em Emitir Nota Fiscal
– Preencha os dados da venda
– Clique em “Emitir”
– Baixe ou envie o PDF da nota direto para o comprador
Para mais informações, o produtor rural pode entrar em contato com a Divisão de Fomento ao Agronegócio, pelo telefone (19) 3451-2550.









