O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (12) em baixa, aos 188 090 pontos, em meio ao período intenso de divulgação de resultados corporativos. No radar do mercado estiveram números apresentados por companhias como Banco do Brasil, Assaí e Ambev, que orientaram parte relevante do humor dos investidores.
O desempenho negativo ocorreu mesmo com uma abertura positiva em Wall Street. Nos Estados Unidos, agentes financeiros repercutiram os pedidos semanais de auxílio-desemprego divulgados mais cedo e mantiveram cautela antes da publicação do índice de preços ao consumidor (CPI), prevista para sexta-feira (13), indicador-chave para as expectativas de juros.
Entre os papéis mais negociados do dia, o Banco do Brasil (BBAS3) liderou após a divulgação do balanço do quarto trimestre, registrando variação de 4%. Ambev (ABEV3) e Vale (VALE3) também figuraram entre os destaques, com oscilações de 5,83% e 0,27%, respectivamente. No campo das maiores valorizações, Telecomunicações Brasileira (TELB3) subiu 7,36%, seguida por Espaço Laser (ESPA3), com alta de 7,07%.
Cenário internacional
Nos mercados globais, os índices S&P 500 e Dow Jones inverteram o sinal e passaram a recuar depois de ganhos observados mais cedo, refletindo dados robustos do mercado de trabalho norte-americano. Com isso, investidores voltaram o foco para a temporada de resultados e para as perspectivas de política monetária.
Embora ainda haja expectativa de ao menos um corte de juros em junho, a probabilidade de manutenção das taxas pelo Federal Reserve aumentou, passando de 24,8% para quase 40%, segundo a ferramenta FedWatch, do CME Group. O dólar encerrou o dia em 5,21 reais com um aumento de 0,25%.









