mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomePolítica 1X obedece decisão de Moraes e suspende contas no Brasil

    X obedece decisão de Moraes e suspende contas no Brasil

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -

    A rede social X deu início à suspensão de contas da plataforma em cumprimento à decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os perfis de Allan dos Santos, Paulo Figueiredo e Marcos do Val, que foram alvos da decisão do magistrado, já estão suspensos nas redes sociais.

    A Gazeta do Povo confirmou a suspensão das contas no Brasil (fora do país, é possível acessá-las). Moraes determinou o bloqueio da plataforma em território nacional há cerca de 20 dias, alegando que a empresa, do empresário Elon Musk, se negava a cumprir ordens judiciais, inclusive a de suspender perfis que Moraes havia determinado.

    Entre os perfis no alvo da decisão de Moraes e que foram suspensos, além dos citados acima, estão o de Mariana Volf Pedro Eustáquio, filha de Oswaldo Eustáquio, além do youtuber Bruno Aiub, o Monark.

    Perfis de Mariana Volf Eustáquio suspensos no X

    Perfis de Monark e Mariana Volf Eustáquio suspensos no X| Reprodução/X
    Perfis de Allan dos Santos e Paulo Figueiredo suspensos no X
    Perfis de Allan dos Santos e Paulo Figueiredo suspensos no X| Reprodução/X

    Bloqueio do X no Brasil

    O X foi suspenso no Brasil por ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no dia 30 de agosto. A decisão, que afeta mais de 22 milhões de usuários da plataforma, foi tomada após Elon Musk, dono da rede social, não obedecer a uma intimação de Moraes feita em mensagem no próprio X, na noite do dia 28 de agosto.

    A decisão, que afeta mais de 22 milhões de usuários da plataforma, foi tomada após o bilionário Elon Musk, dono da rede social, não obedecer a uma intimação de Moraes feita em mensagem no próprio X, na noite do dia 28 de agosto. 

    A derrubada da plataforma X no Brasil, na visão de juristas, coloca a ordem jurídica do país em uma encruzilhada, tornando praticamente ilusória a existência de algumas garantias constitucionais no país. 

    Musk não cumpriu a ordem de Moraes, de definir um representante legal no Brasil, após a antiga executiva da plataforma ser ameaçada de prisão pelo ministro e ter suas contas bancárias bloqueadas  

    O magistrado apontou na decisão que, além dos recorrentes descumprimentos de ordens judiciais, o X tenta “não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras”.

    Na decisão, Moraes determinou que qualquer pessoa ou empresa que use “subterfúgios tecnológicos”, como VPNs para acessar o X, será multado em R$ 50 mil por dia. Além da multa, os usuários poderão sofrer “sanções civis e criminais”.

    Musk tem denunciado “ordens ilegais” de Moraes para censurar perfis da rede social. Ainda, segundo Musk, com ajuda de ex-funcionários da rede social, Moraes também teria interferido nas eleições de 2022. 

    As informações são do site Gazeta do povo, Clique aqui

    MAIS RECENTES

    Governador do MT avalia reunião do governo Lula contra incêndios

    O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (19) que...

    EUA dizem que não mudarão postura militar no Oriente Médio após ataques no Líbano

    Não haverá mudanças na postura militar dos Estados Unidos no Oriente Médio,...

    Mais Notícias

    Governador do MT avalia reunião do governo Lula contra incêndios

    O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (19) que...