mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomePolítica 1Putin diz que não virá ao Brasil para o G20

    Putin diz que não virá ao Brasil para o G20

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -

    O ditador da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta sexta-feira (18) que não participará da cúpula do G20, que será realizada em novembro no Brasil, devido à ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele.

    “Entendemos perfeitamente que, mesmo que deixássemos de lado o TPI, todos falariam apenas sobre isso. Na verdade, impediríamos o trabalho do G20. Por quê?”, declarou Putin em reunião com os chefes das principais agências de notícias dos países dos Brics.

    Putin acrescentou que mantém “relações magníficas e amistosas” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de modo que não faria sentido viajar “para afetar o trabalho normal de todo esse fórum”. “Entendemos tudo o que está acontecendo na Rússia. E eu também entendo”, afirmou.

    Em março do ano passado, o TPI ordenou a prisão de Putin, pela deportação ilegal de menores ucranianos para a Rússia desde o início da invasão ao país vizinho, em fevereiro de 2022. Entretanto, Moscou não reconhece a jurisdição da corte porque retirou sua assinatura do Estatuto de Roma (que criou o TPI) em 2016.

    “[O TPI] é uma daquelas organizações internacionais cuja jurisdição a Rússia não reconhece. O mesmo acontece com muitos outros países do mundo. Acho que os Estados Unidos também não a reconhecem, a China não a reconhece, a Turquia não a reconhece… Portanto, não acho que seja ruim haver uma organização internacional como essa, mas ela precisa ser universal”, disse Putin nesta sexta-feira.

    Na segunda-feira (14), o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, em entrevista à agência Reuters, havia exigido que o Brasil prendesse Putin caso ele comparecesse à cúpula no Rio de Janeiro.

    Kostin lembrou que o governo brasileiro teria que cumprir a ordem do TPI por ser signatário do Estatuto de Roma.

    Lula causou indignação no ano passado ao falar que tanto Ucrânia quanto Rússia são responsáveis pela guerra no primeiro país e ao dizer que Putin não seria preso se viesse ao Brasil este ano para a cúpula do G20. Depois, o petista desconversou sobre a ordem de prisão contra Putin.

    Em setembro, Putin visitou a Mongólia, na sua primeira viagem a um Estado-membro do TPI desde que o tribunal emitiu o mandado de prisão contra o ditador russo no ano passado. Entretanto, o país asiático não atendeu ao apelo da Ucrânia para que Putin fosse preso.

    As informações são do site Gazeta do povo, Clique aqui

    MAIS RECENTES

    Novo apresenta projetos para regulamentação das emendas

    As bancadas do Partido Novo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal apresentaram...

    Ex-campeão do UFC, Ngannou volta ao MMA após morte de filho bebê: “Honrá-lo”

    Ex-campeão do UFC, Francis Ngannou fará seu retorno ao MMA, neste sábado...

    Mais Notícias

    Novo apresenta projetos para regulamentação das emendas

    As bancadas do Partido Novo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal apresentaram...