mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomePolíticaO que esperar da viagem de Lula à Colômbia, em meio a...

    O que esperar da viagem de Lula à Colômbia, em meio a tensões na América Latina – Mundo – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -



    O presidente Lula (PT) se reunirá em 17 de abril com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em Bogotá, com a participação do chanceler Mauro Vieira. Oficialmente, um dos principais itens na pauta é a discussão de temas relacionados à Amazônia, mas o delicado cenário político na América Latina não ficará de fora.

    Pela primeira vez, Lula tem a oportunidade de dialogar com um presidente colombiano de esquerda – Petro, afinal, é o único representante deste campo a ascender à chefia do Executivo em seu país. Um vizinho, porém, se tornou pauta das vigorosas reações diplomáticas de Brasil e Colômbia nas últimas semanas: o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela.

    Ao chegar ao poder, Petro buscou reativar as relações diplomáticas com Caracas. Nisto, teve sucesso. A busca por se tornar mediador da crise política no país vizinho, contudo, não prosperou. A relação já estava esfriando desde o ano passado, e atingiu seu ponto mais crítico há poucos meses, depois que a principal líder da oposição ao governo Maduro não conseguiu registrar sua candidata favorita para as eleições presidenciais de julho.

    O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia expressou “preocupação com os recentes acontecimentos ocorridos durante a inscrição de algumas candidaturas”, o que “poderia afetar a confiança de alguns setores da comunidade internacional”. Na mesma linha, o Itamaraty disse acompanhar o pleito com “preocupação” e, posteriormente, Lula afirmou que barrar a inscrição de uma opositora era “grave”. A Venezuela, por sua vez, dobrou a aposta e reagiu em termos severos.

    Ao conturbado cenário eleitoral acrescenta-se o fato de que Maduro promulgou na semana passada a chamada Lei Orgânica para a Defesa da Guiana Essequiba, um território rico em petróleo administrado pela Guiana e reivindicado pela Venezuela.

    Outro episódio a lançar lenha na fogueira latino-americana nos últimos dias foi a invasão sem precedentes da polícia do Equador à embaixada do México em Quito. Após romper relações, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, antecipou uma denúncia na Corte Internacional de Justiça, a ser apresentada nesta terça.

    Na noite da última sexta-feira 5, forças de segurança equatorianas entraram na representação diplomática do México em Quito para capturar o ex-vice-presidente Jorge Glas, que estava refugiado no local desde dezembro. Brasil e Colômbia mais uma vez se alinharam no repúdio à ação, considerada uma flagrante violação do direito internacional.

    As consequências do episódio no Equador também devem fazer parte da conversa entre Lula e Petro.

    Mais um tema caro aos dois presidentes é a preservação da Amazônia. No ano passado, eles já haviam se reunido em Letícia, na Amazônia colombiana, para tratar do assunto. “A luta para proteger a Floresta Amazônica é e continuará a ser uma prioridade para a Colômbia e o Brasil”, disse recentemente o embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera.

    Há, no entanto, algumas divergências na relação entre Petro e Lula em termos de visão sobre a transição verde. Em agosto de 2023, por exemplo, o colombiano defendeu energicamente o fim da exploração de petróleo na Amazônia, durante uma reunião com Lula e outros líderes da região em Belém (PA). Ele classificou essa exploração como “sem sentido” e um “contrassenso” e cobrou decisões.

    “É muito difícil, principalmente para nós, latino-americanos, que vivemos do gás, do petróleo, do carvão, perguntar como seria esse debate, porque o planeta precisa parar de usar essas fontes”, declarou, na ocasião.

    Lula, por outro lado, segue em uma polêmica envolvendo a possibilidade de a Petrobras explorar petróleo na região da Foz do Amazonas. A empresa estima que a área pode render 14 bilhões de barris. O Ibama rejeitou o primeiro pedido de licença, mas a estatal apresentou uma nova solicitação, ainda sob análise.

    Em setembro passado, durante uma viagem a Nova Délhi, na Índia, Lula se opôs a uma proibição de pesquisas na região, que vai do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte. “Se encontrar a riqueza que se pressupõe que exista lá, aí é uma decisão de Estado se você vai explorar ou não. Mas, veja, é uma exploração a 575 quilômetros à margem do [Rio] Amazonas. Não é uma coisa que está vizinha do Amazonas.”

    “Não foi pesquisado ainda. É impossível saber antes de pesquisar. Você pode pesquisar, descobrir que tem muita coisa, aí vai se discutir como fazer a exploração daquilo.”

    O item mais ameno na pauta de Lula na Colômbia é a participação do Brasil como país convidado e homenageado na Feira Internacional do Livro, em Corferias, de 17 de abril a 2 de maio. Sob o mote “Ler a Natureza”, o pavilhão dedicado ao País promete oferecer uma programação sobre literatura, cultura e natureza.



    Informações Carta Capital

    MAIS RECENTES

    Pintura feita por robô humanoide com IA irá a leilão pela 1ª vez na história

    Parece que estamos entrando em um período no qual robôs realmente conseguem pintar uma...

    Menina viraliza nas redes com sonho inusitado de ser "polícia de aeroporto"

    Com apenas 9 anos, Helena Lima encanta a internet ao revelar seu sonho...

    Câmara aprova MP com R$ 2 bilhões para socorro ao RS

    A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (17), a Medida Provisória (MP) 1237/24, que...

    Tempestade em SP: chuva com ventos deve chegar entre tarde e noite desta sexta-feira

    A cidade de São Paulo deve enfrentar uma tempestade nesta sexta-feira (18),...

    Mais Notícias

    Pintura feita por robô humanoide com IA irá a leilão pela 1ª vez na história

    Parece que estamos entrando em um período no qual robôs realmente conseguem pintar uma...

    Menina viraliza nas redes com sonho inusitado de ser "polícia de aeroporto"

    Com apenas 9 anos, Helena Lima encanta a internet ao revelar seu sonho...

    Câmara aprova MP com R$ 2 bilhões para socorro ao RS

    A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (17), a Medida Provisória (MP) 1237/24, que...