Palestras, blitz educativa e visita ao Lar Temporário de Animais foram atividades desenvolvidas durante o “Abril Laranja 2024” – mês de prevenção aos maus-tratos e à crueldade animal. A programação da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, por meio dos departamentos de Educação Ambiental (DEA) e de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), mobilizou mais de 600 pessoas.
Um dos destaques foi o DPBEA nas Escolas. Cerca de 200 estudantes e professores da Rede Municipal receberam informações a respeito da guarda responsável de cães e gatos. Dentro desse tema, técnicos da pasta falaram sobre castração, cuidados veterinários, alimentação adequada, passeio com guia e coleira, além da necessidade de carinho e de brincadeiras para garantir a saúde física e psicológica dos animais.
Em outra ação, o DPBEA promoveu uma visita monitorada ao Lar Temporário de Animais, em que alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Canil e o Gatil. Paralelamente, eles também foram orientados sobre a guarda responsável.
Crianças de outras escolas foram levadas até a Casa Ecológica do Horto Florestal, onde interagiram com a exposição “Que Bicho é Esse?”. Lá, elas tiveram acesso a coleções de penas, ovos, peles e pegadas preservadas de animais silvestres.
Em parceria com o Pátio Limeira Shopping, o “Abril Laranja” realizou o 2º AgitaCão, que reuniu cães e seus tutores em uma manhã repleta de atrações, entre elas, cãominhada, prova de agility e cãocurso pet. Houve, ainda, adoção de animais e arrecadação de 1.430 quilos de ração para os animais tutelados pelo Lar Temporário.
Para marcar o encerramento das atividades, servidores do Zoológico Municipal participaram, no Centro de Educação Ambiental do Horto Florestal, de palestra sobre maus-tratos contra animais silvestres. No evento, eles receberam informações atualizadas quanto à retirada desenfreada dos animais de seus habitats naturais, situação que ocasiona a morte de milhares deles anualmente.