mais
    HomeLimeiraSecretaria de Saúde define propostas para 4ª Conferência Estadual

    Secretaria de Saúde define propostas para 4ª Conferência Estadual

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    O Conselho Municipal de Saúde reuniu-se nesta semana para a Plenária Municipal da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. O encontro foi conduzido pelo presidente do conselho e diretor do Fundo Municipal de Saúde, Rafael Botteon. O tema da conferência neste ano é “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

    Durante a reunião, foram definidos os delegados indicados para as próximas etapas da conferênci – regional, estadual e nacional. São eles, segmento Trabalhador: Kelly Cristina Estevam Scholl (titular) e Graziela da Silva Vieira (suplente); segmento Usuários: Edinaldo Case da Silva (titular) e José Eliseu Marchini de Lucca (suplente); segmento Gestor/Prestador: Fabiano Costa Vieira e Gustavo Villa Real (titulares) e Tatiana Cristina Souza e Elaine Hipólito (suplentes).

    Na ocasião também foram apresentados os setores da Divisão de Vigilância e Saúde do Trabalhador pela chefe de relacionamento legislativo Débora Araújo e o Núcleo de Capacitação em Saúde pela enfermeira Karina Davoli Schnoor.

    A convidada Ivanice da Silveira Santos falou sobre a conferência e sobre os temas centrais e a importância da participação dos delegados nas etapas. Já o coordenador técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) Eduardo Bonfim da Silva apresentou a palestra “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento. Gente que faz o SUS acontecer”.

    De acordo com a Secretaria de Saúde, as propostas indicadas pela plenária foram divididas em três eixos temáticos:

    Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde

    Propostas indicadas:

    1) Fortalecer as Escolas Municipais de Saúde, principal referência de educação aos trabalhadores do SUS e com planejamento para formação permanente dos Conselheiros de Saúde. Garantir estrutura e orçamento específico para formação de trabalhadores e usuários dentro da concepção de Educação Popular de Saúde. Criar programas de inclusão digital para que a população tenha acesso às ferramentas digitais, com relação a importância do SUS, exemplo: divulgação das ferramentas de controle social através do Agenda Fácil, entre outros.

    2) Fortalecer o Controle Social nas três esferas de governo, conforme preconizado na Lei 13.325/2002 que dispõe sobre as organizações de conselhos gestores nas unidades dos sistemas únicos de saúde garantindo a democracia participativa e inclusiva na gestão de todos os serviços de saúde. Fortalecer o controle e a gestão participativa, reconhecendo o protagonismo dos territórios e populações dos diversos municípios e estados brasileiros.

    Eixo 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil

    Propostas indicadas:

    1) Garantir equipe mínima para absorver a demanda espontânea, com classificação de riscos e metas específicas, promovendo trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS. Consolidar Concursos Públicos com ampliação do RH, e Ampliação da Política Nacional de Residência. na área da Saúde. Qualificação Profissional, Inserção de Carreira Nacional Única, com debate nas Mesas de Negociação do SUS. Implementar e fortalecer as propostas da Política Nacional de Humanização – PNH (Humaniza SUS).

    2) Criar o Programa de Atenção à Saúde Psicossocial dos Trabalhadores do SUS

    Eixo 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e no cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde

    Propostas indicadas:

    1) Garantir o repasse de recursos financeiros nas três Esferas de Governo com o compromisso de que a verba para Contrapartida (COAPES) seja 100% destinada à Educação Permanente; incluindo a educação popular; ofertando incentivo às estratégias de preceptoria, estágios, residências multiprofissionais, oferta de bolsa de estudo para cursos de pós-graduação e pagamento de profissionais preceptores, e demais programas/capacitações disponíveis.

    2) Garantir o fortalecimento da gestão e autonomia orçamentária das escolas municipais de saúde, ampliando a formação técnica e tecnológica, incluindo saberes populares através de Estágio Profissionalizante e residência, prioritariamente de forma presencial, para todos os trabalhadores do SUS.



    Informações PML

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Santa Casa de Limeira recebe novos equipamentos via emenda estadual mediada por Isabelly Carvalho

    Por meio de recursos destinados nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, pela deputada estadual Márcia...

    Câmara lança vídeo sobre uso correto dos PAs e das UBSs de Limeira a pedido da Comissão de Saúde

    A Câmara Municipal lança nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, um vídeo com orientações de...

    Sociedade civil cobra Código de Conduta para o STF

    A cobrança por regras éticas claras no Supremo Tribunal Federal (STF) deixou de ser...

    Mais Notícias

    Santa Casa de Limeira recebe novos equipamentos via emenda estadual mediada por Isabelly Carvalho

    Por meio de recursos destinados nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, pela deputada estadual Márcia...

    Câmara lança vídeo sobre uso correto dos PAs e das UBSs de Limeira a pedido da Comissão de Saúde

    A Câmara Municipal lança nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, um vídeo com orientações de...