mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomeRegiãoEducaTrilha na Escola teve programação especial em junho, mês do meio ambiente...

    EducaTrilha na Escola teve programação especial em junho, mês do meio ambiente – Portal do Município de Piracicaba

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -

    Um dos espaços visitados pelos participantes do EducaTrilha foi a Casa do Hip Hop

    No mês de junho, o Programa EducaTrilha na Escola intensificou suas atividades, propiciando aos professores e estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares oportunidades diferenciadas de aprendizado, aproveitando a agenda das Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira). O EducaTrilha é um programa organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), e parceiros.

    O primeiro encontro do mês foi no Espaço Cacuí do Imaflora, ONG que atua na área socioambiental. Os professores e coordenadores pedagógicos tiveram a oportunidade de refletir sobre o trabalho em rede, trocar ideias sobre os projetos de educação ambiental, cultural, inclusiva e de promoção da saúde e bem-estar no enfrentamento às mudanças globais que estão desenvolvendo em suas escolas. Além disso, a equipe do EducaTrilha organizou ainda uma tutoria individual com cada escola, para ouvir as ideias de projetos das unidades de ensino, contribuindo, assim, com a construção das atividades que serão desenvolvidas.

    “É maravilhoso ver o movimento das escolas construindo os projetos no EducaTrilha e esse momento de tutoria é precioso para podermos auxiliar os professores e coordenadores das escolas, abordando os temas advindos do diagnóstico socioambiental de forma participativa e crítica”, comentou Maria Luísa Bonazzi Palmieri, idealizadora e coordenadora do programa.

    Aproveitando a agenda da Simapira, os participantes tiveram oportunidades diferenciadas para aprimorar o conhecimento

    APROVADA – Marcos Antônio dos Reis, coordenador geral da Escola Estadual Felipe Cardoso, aprovou a iniciativa. “Achei muito interessante a metodologia, pretendo fazer uso dela na minha escola. É interessante e importante essa tutoria prestada, pois direciona as ações, aponta um norte para o que realmente importa, além de contribuir com ideias e reflexões que se somam ao projeto em desenvolvimento”, disse.

    Na sequência, um encontro foi realizado no Instituto CLQ, tendo como tema o uso de uma estação meteorológica como ferramenta de educação ambiental.

    A professora Poline Carroquei, do Instituto Saber, ressaltou que o uso desse aparato tecnológico torna acessível e cria proximidade com temas extremamente relevantes no cenário atual. “Ampliamos nosso olhar para nos mantermos na busca de novos conhecimentos e investigações, e tornar nossos alunos cada vez mais críticos e transformadores da nossa realidade”, destacou.

    Outra atividade foi realizada na Casa do Hip Hop, na qual os professores vivenciaram atividades corporais, conheceram a história do espaço, sua horta comunitária e suas ações.

    Já no final do mês, o encontro foi realizado no Núcleo de Educação Ambiental, da Simap, e teve como foco a compreensão sobre os critérios de avaliação do programa e como construir um portfólio, que é apresentado a cada ano no mês de outubro, com todas as ações de educação ambiental, cultural, inclusiva e de promoção da saúde e bem-estar no enfrentamento às mudanças globais desenvolvidas na escola e sua relação com os critérios de pontuação, baseados nas Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Base Nacional Comum Curricular e em estudos relativos a tais temas.

    A partir da análise desses portfólios, os professores das escolas mais bem pontuadas ganham uma viagem a uma área protegida da Fundação Florestal escolhidas por eles.

    “Esse encontro foi muito importante, porque começamos a conversar com os professores sobre os critérios de pontuação do EducaTrilha e de que forma eles dialogam com os processos educativos nas escolas. Para isso, realizamos uma metodologia interessante, o café com prosa, no qual os professores foram divididos em grupos para conversarem sobre cada critério de avaliação. Isso possibilitou o aprofundamento do tema e a troca de experiências entre escolas e docentes”, explicou Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap.

    Além dos encontros com os professores e todos os desdobramentos de atividades nas escolas, o EducaTrilha também realizou visitas com os estudantes na Estação Experimental de Tupi. No total, o programa vai oferecer 14 visitas com escolas municipais e particulares, as quais são planejadas e realizadas pelos professores, com apoio da equipe do programa.

    REALIZAÇÃO – O EducaTrilha na Escola é realizado pela Prefeitura, por meio da Simap, em parceira com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP) e Fundação Florestal (FF), tem patrocínio da CJ Brasil e Oji Papéis e apoio das secretarias de Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac); Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba; Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Comdema); Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima); OSCIP Pira 21; Fundação Triunfo; Movimento Tô Aqui; Instituto CLQ; Imaflora; Rotas Afro; Casa do Hip Hop; Oscip Novo Encanto; Pira na Paisagem; Espaço Pipa; Movimento Circular; e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.



    Via PMP

    MAIS RECENTES

    Prefeito Luciano Almeida visita projeto de educação ambiental em escola municipal – Portal do Município de Piracicaba

    O prefeito Luciano Almeida, acompanhado pelos secretários de Educação, Bruno Roza, e de Infraestrutura...

    Argentina avisa Itamaraty sobre viagem de Milei a SC; não haverá encontro com Lula – CartaExpressa – CartaCapital

    O governo da Argentina informou oficialmente nesta quinta-feira 4 ao Itamaraty que o...

    Turmas de violão se apresentam na Praça Toledo Barros

    Neste sábado (6), alunos das turmas de violão da Escola Municipal de Cultura...

    Mais Notícias

    Prefeito Luciano Almeida visita projeto de educação ambiental em escola municipal – Portal do Município de Piracicaba

    O prefeito Luciano Almeida, acompanhado pelos secretários de Educação, Bruno Roza, e de Infraestrutura...

    Argentina avisa Itamaraty sobre viagem de Milei a SC; não haverá encontro com Lula – CartaExpressa – CartaCapital

    O governo da Argentina informou oficialmente nesta quinta-feira 4 ao Itamaraty que o...

    Turmas de violão se apresentam na Praça Toledo Barros

    Neste sábado (6), alunos das turmas de violão da Escola Municipal de Cultura...