Em entrevista ao canal HotHardware, o Vice-Presidente de IA e Marketing Técnico da Intel, Robert Hallock, confirmou que o desempenho desanimador dos processadores Core Ultra 200S em games é resultado da falta de otimizações, contrariando o que estava sendo especulado até o momento. Já ciente do problema, a gigante pretende lançar em breve atualizações para garantir melhor performance ao jogar.
Além de problemas de instabilidade, um dos pontos críticos apontados por reviews durante o lançamento da linha Intel Arrow Lake foi a regressão da performance em games. Mesmo o top de linha Core Ultra 9 285K poderia oferecer taxas de quadros inferiores às do Core i7 14700K da geração anterior em certos títulos.
Especialistas se dividiram para encontrar um culpado — alguns acreditavam que havia um nível elevado de latência (o atraso no envio de dados) na troca de informações entre os processadores e a memória RAM, enquanto outros sugeriram que a divisão dos componentes em chiplets (chips menores que são combinados para compor a CPU) seria a responsável, já que haveria latência na comunicação entre eles.