A luta contra a fome e a pobreza no centro dos debates de presidentes e representantes das 20 principais economias do mundo que estão reunidos no Rio de Janeiro. Este é o objetivo da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza que foi lançada na Cúpula do G20, nesta segunda-feira (18).
A iniciativa já tem endosso de cerca de 80 países, incluindo todos do G20, e pretende levantar recursos para a implementação de políticas públicas e tecnologias sociais eficazes na erradicação da fome e da pobreza no mundo.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o fortalecimento dos pequenos negócios e a inclusão, aliada à experiência brasileira de condução da política econômica conduzida pelo presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, são ferramentas fundamentais para a retirada de milhões de famílias da situação de pobreza e fome.
“O Brasil está vivendo um grande momento com o recebimento de 85% de toda a economia do planeta no Rio de Janeiro. Um momento único na nossa história, liderado pelo presidente Lula que pela primeira vez nos permite ser palco deste grande acontecimento, trazendo a responsabilidade dos poderosos, daqueles que detém a riqueza no planeta, também para o compromisso para resolvermos a fome. Este é um grande valor ao povo brasileiro. Vamos firmes para que possamos rapidamente, também aqui no Brasil, tirar as pessoas do Mapa da Fome”, disse Décio Lima.
“Esse setor que nós representamos reúne 95% das empresas brasileiras e é responsável por mais de 55% da empregabilidade hoje no Brasil. Esses negócios são o resultado do sentimento cultural do povo brasileiro, dos quais 60% acordam de manhã desejando serem empreendedores”, completou.
Ações
Em outubro deste ano, pela primeira vez, o Sebrae participou do B20 Summit Brasil e assumiu o compromisso de engajar os empreendedores no combate à fome. No evento, Décio Lima defendeu que a parceria entre pequenos e grandes negócios pode ser o caminho na busca por um mundo inovador e sustentável em meio a uma economia crescente e globalizada.
Além disso, por meio do empreendedorismo, o Sebrae tem implementado diferentes ações para o desenvolvimento social e econômico do país, refletindo diretamente nas políticas de ataque à fome e à pobreza. Em 2023, por exemplo, a instituição assinou memorando de entendimento com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) visando o aumento da competitividade do agronegócio, com prioridade para as pequenas propriedades voltadas à agricultura familiar no Brasil.
Com: Agência Sebrae