Com a chegada da Black Friday, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, empresas se preparam para um dos momentos mais intensos de vendas do ano. Além de atrair consumidores, priorizar a motivação dos funcionários pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho.
De acordo com o Instituto Locomotiva e a LTM, 87% dos trabalhadores valorizam premiações em produtos e serviços como forma de reconhecimento. Além disso, 88% acreditam que programas de incentivo elevam o engajamento no trabalho.
Daniel Moreira, CEO da Hub4pay, afirma que “recompensas personalizadas e campanhas bem estruturadas podem aumentar a dedicação dos funcionários aos objetivos da empresa”.
Estratégias para campanhas de incentivo
Estabelecer metas claras e mensuráveis é o primeiro passo. Dividir objetivos em etapas ao longo do mês pode manter o engajamento constante. Além disso, oferecer recompensas variadas, como gift cards ou dias de folga, pode atrair diferentes perfis da equipe.
Transformar as metas em jogos, usando gamificação com rankings e níveis, cria competição saudável e incentiva o trabalho em equipe. Também é possível lançar desafios rápidos durante a Black Friday, premiando quem atingir o maior número de vendas em períodos curtos.
Celebrar conquistas em tempo real, seja em reuniões ou redes sociais internas, reforça o reconhecimento público, o que pode ser um fator motivador importante. Personalizar prêmios, como vouchers para experiências, permite que os funcionários escolham recompensas de acordo com suas preferências.
Ferramentas para apoiar as campanhas
Plataformas como a Hub4pay facilitam a gestão de premiações, emitindo recompensas digitais como gift cards de forma prática e segura. Segundo Moreira, a estrutura da ferramenta permite alta eficiência, especialmente em momentos de grande volume de transações, como a Black Friday.
Combinando estratégias bem definidas e ferramentas adequadas, empresas podem alinhar o engajamento da equipe ao sucesso nas vendas.