A Prefeitura de Limeira deu um passo importante nesta semana para a atração de um Porto Seco e novos investimentos em logística e transporte. Na segunda-feira (31), a Comissão Permanente de Orientação Técnica (COTEC) realizou sua primeira reunião para debater estratégias de viabilização do projeto.
O encontro foi conduzido pelo prefeito Murilo Félix, que ressaltou o potencial da cidade para receber o terminal intermodal de cargas. “Limeira reúne as melhores condições para sediar um Porto Seco, e isso pode representar um avanço significativo para o desenvolvimento econômico local, com instalação de novas empresas e atração de investimentos”, afirmou.
Os Portos Secos são terminais alfandegários terrestres que agilizam os processos de importação e exportação. Em vez de ocorrerem diretamente nos portos marítimos, as operações de armazenagem e desembaraço aduaneiro passam a ser realizadas na unidade terrestre, otimizando o transporte e facilitando o trabalho da Receita Federal e agências reguladoras.
A criação de um Porto Seco em Limeira poderia fortalecer o município como um polo logístico estratégico, atraindo empresas e impulsionando a economia local. As próximas etapas do projeto incluem estudos técnicos e articulações com investidores e órgãos reguladores.
Durante a reunião, o professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, Paulo Sérgio de Arruda Ignácio, reforçou a localização privilegiada do município. “A cidade está posicionada de maneira estratégica, sendo a mais próxima do eixo das principais rodovias do Estado de São Paulo. Todas as rotas logísticas podem passar por Limeira, que se destaca como um ponto chave entre as grandes rodovias estaduais”, ressaltou Ignácio.
Nos próximos encontros, os membros da COTEC se dedicarão à elaboração de um relatório detalhado, que incluirá um estudo de viabilidade para identificar as principais demandas do setor e as necessidades específicas do mercado. O prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão é de 120 dias.
Também participaram da reunião, os representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Marcelo Bueno, Domingos Furgione, Vanessa Buzolin e Sérgio Sterzo, além de representantes da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), do Centro Industrial e Empresarial de São Paulo (Ciesp), do Senai e da Secretaria de Assuntos Jurídicos.
A próxima reunião da COTEC está agendada para o dia 15 de abril (terça-feira), às 10h.