mais
    spot_img
    HomePolíticaUcrânia lamenta omissão dos EUA após Putin rejeitar acordo de cessar-fogo –...

    Ucrânia lamenta omissão dos EUA após Putin rejeitar acordo de cessar-fogo – Mundo – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    HOSPITAL VETERINÁRIO TEM NOME

    VETLIN É O MELHOR HOSPITAL VETERINÁRIO DE LIMEIRA COM MÉDICOS 24H PARA MELHOR ATENDER SEU ANIMAL

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamentou neste domingo 6 a falta de resposta dos Estados Unidos à rejeição do presidente russo Vladimir Putin a um cessar-fogo completo e incondicional na Ucrânia, após novos ataques mortais, especialmente em Kiev.

    O presidente americano Donald Trump está pressionando para alcançar um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia, mais de três anos após a invasão russa do país.

    Trump propôs uma trégua incondicional de 30 dias, o que Kiev aceitou. Mas ele só conseguiu obter de Moscou um cessar-fogo no Mar Negro e uma moratória muito vaga sobre ataques à infraestrutura energética, que ambas as partes se acusam mutuamente de violar.

    “A Ucrânia aceitou a proposta americana de cessar-fogo completo e incondicional. Putin a rejeitou. Esperamos que os Estados Unidos respondam, pois até agora não há resposta”, disse Zelensky em sua mensagem diária, após outra noite de fortes ataques russos.

    O presidente da França, Emmanuel Macron, condenou os novos ataques russos e pediu “ações veementes” se Moscou continuar “rejeitando a paz”.

    Paris e Londres, cujos chefes de Estado-Maior visitaram Kiev esta semana, pressionam para que sejam enviados contingentes militares à Ucrânia após um cessar-fogo, a fim de dissuadir qualquer novo ataque russo.

    Zelensky, cujas relações com Trump têm sido tumultuadas nos últimos meses, pede que Washington pressione a Rússia.

    Ele tem instado repetidamente seus aliados a intensificar sanções econômicas contra Moscou.

    Após os ataques, Zelensky disse que “a pressão sobre a Rússia continua insuficiente, e os ataques diários russos contra a Ucrânia demonstram isso”.

    O chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, afirmou que “a linguagem da força é a única que Putin entende. Todos os nossos parceiros devem mudar para esse idioma”.

    Segundo o enviado econômico especial do presidente russo, Kirill Dmitriev, pode haver novos contatos entre funcionários russos e americanos “na próxima semana”.

    “Ataque em massa”

    A Ucrânia denunciou neste domingo um “ataque em massa” russo em seu território que deixou pelo menos dois mortos e oito feridos em diferentes regiões do país.

    Em Kiev, a capital, ouviram-se explosões durante a noite e uma fumaça preta espessa elevou-se na cidade, verificaram jornalistas da AFP.

    A Rússia conseguiu atingir Kiev, a capital da Ucrânia, neste domingo 6 de abril.
    Foto: Handout / State Emergency Service of Ukraine / AFP

    Os ataques destruíram parcialmente os escritórios dos canais públicos que transmitem programas em línguas estrangeiras, anunciou a emissora de televisão Freedom em um comunicado.

    O Ministério da Defesa russo declarou que atacou durante a noite instalações ligadas ao exército, entre elas uma empresa de drones.

    Alguns dos mísseis foram lançados do Mar Negro, segundo Zelensky, que pediu uma trégua marítima para garantir a segurança da Ucrânia.

    O Ministério da Defesa russo indicou por sua vez ter interceptado e destruído 11 drones ucranianos e também anunciou a conquista do vilarejo de Bassivka, na região de Sumi, muito próximo ao território russo.

    Os guardas fronteiriços ucranianos tacharam a reivindicação da conquista desta localidade de “desinformação”.

    Apesar das dificuldades para se chegar a uma trégua, Zelensky comemorou os “avanços tangíveis” sobre o possível envio de um contingente europeu para a Ucrânia no caso de um cessar-fogo, após uma visita dos chefes do Estado-Maior dos exércitos francês e britânico a Kiev.

    As duas potências europeias propõem o envio de um contingente de países continentais, uma “força de garantia” para evitar a retomada do conflito no caso de uma trégua.

    Kiev acusa Moscou de atrasar deliberadamente as negociações a fim de explorar sua vantagem na linha de frente e ganhar mais territórios.

    Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Documentário ‘Regional Beat’ propõe uma moda de viola no rap

    Matuto S.A. é um rapper de Franca, no interior de São Paulo. Após mais...

    Trump substitui retrato de Obama pelo seu

    Donald Trump levou nesta sexta-feira 11 sua rivalidade com Barack Obama para as paredes...

    Lula viaja à China em maio para novo encontro com Xi Jinping

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar novamente a China, em maio,...

    Mais Notícias

    Documentário ‘Regional Beat’ propõe uma moda de viola no rap

    Matuto S.A. é um rapper de Franca, no interior de São Paulo. Após mais...

    Trump substitui retrato de Obama pelo seu

    Donald Trump levou nesta sexta-feira 11 sua rivalidade com Barack Obama para as paredes...

    Lula viaja à China em maio para novo encontro com Xi Jinping

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar novamente a China, em maio,...