Comissão de Segurança Pública de Limeira discute ações para redução de acidentes de trânsito
Na última quinta-feira, 5 de junho, a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Limeira promoveu uma reunião com a presença de forças policiais e do secretário de Mobilidade Urbana, Nilson Sérgio Pasqualotto. O encontro, transmitido ao vivo, teve como principal objetivo discutir ações integradas para diminuir o número de acidentes de trânsito na cidade, com foco em motociclistas.
De acordo com dados apresentados pelo presidente da Comissão, vereador Costa Júnior (Podemos), no ano passado Limeira registrou aproximadamente 10 mil acidentes de trânsito, com 3.500 feridos e 250 óbitos. “É fundamental tomarmos medidas para melhorar a segurança nas nossas ruas e estradas. O trânsito seguro é um direito de todos os cidadãos limeirenses”, afirmou Costa Júnior na abertura da reunião.
Os participantes destacaram a importância de ações de conscientização, como as realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana durante a campanha Maio Amarelo, e pelas escolas municipais com a Guarda Civil Municipal (GCM). A educação no trânsito, principalmente voltada para crianças, foi considerada uma prioridade para a construção de um comportamento mais seguro nas vias.
Durante a reunião, também foi apontado o problema da imprudência no trânsito, com motoristas cometendo infrações como excesso de velocidade, desrespeito aos sinais vermelhos e direção embriagada. Para coibir essas infrações, a fiscalização foi discutida, mas os participantes concordaram que a presença de agentes de trânsito, embora importante, não resolve o problema por completo. A solução para ampliar o alcance da fiscalização seria o investimento em tecnologia, como a criação de uma Central de Monitoramento Integrada, com câmeras espalhadas pela cidade.
Além disso, a Comissão sugeriu a possibilidade de criar uma legislação específica para identificar motociclistas, especialmente os entregadores, que frequentemente cometem infrações devido ao excesso de velocidade. A criação de números de identificação permitiria o monitoramento das infrações cometidas por esses profissionais.
Por fim, os vereadores solicitaram ao Executivo informações sobre a possibilidade de integrar as forças de segurança e implantar soluções tecnológicas para o monitoramento do trânsito. A Comissão de Segurança Pública recomendou ainda a implementação de programas permanentes nas escolas para a educação no trânsito e o desenvolvimento de um Centro Unificado para o sistema operacional de segurança no trânsito.
A Comissão de Segurança Pública tem como objetivo promover estudos e ações voltadas para a segurança, a criminalidade e a violência, buscando sempre aprimorar as políticas de segurança pública do Município de Limeira.