A Câmara Municipal de Limeira recebeu nesta sexta-feira, 13 de junho, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 13/2025 de autoria da vereadora Isabelly Carvalho (PT) que concede o Título de Cidadão Limeirense ao padre Júlio Lancellotti, em reconhecimento à trajetória na defesa da dignidade humana, especialmente das pessoas em situação de rua.
“O projeto padre Júlio representa, em sua caminhada pastoral e social, o compromisso ético com os que muitas vezes são esquecidos ou rejeitados”, disse a parlamentar. Isabelly explica que esta homenagem é, também, uma afirmação de que Limeira não aceitará a indiferença e seguirá lutando por uma cidade mais justa e humana.
“Este título é mais do que uma homenagem. É um gesto de compromisso com a vida, com a dignidade humana e com o dever do poder público de proteger os invisibilizados”, destacou a vereadora. Segundo ela, homenagear o padre neste momento é também um apelo por empatia, políticas públicas efetivas e justiça social.
Padre Júlio
Em 2021, durante uma missa transmitida ao vivo, o padre Júlio recomendou o livro Teologia e os LGBT+: Perspectiva Histórica e Desafios Contemporâneos, de Luís Corrêa Lima. Essa indicação gerou reações negativas de alguns fiéis, que o acusaram de heresia e tentaram descreditá-lo com montagens falsas, substituindo o título do livro por “Catecismo Anticomunista” em imagens manipuladas.
Além disso, Padre Júlio recebeu o Prêmio Cidadania e Diversidade da Parada do Orgulho LGBT em 2021, reconhecendo sua atuação em defesa dos direitos humanos e sua postura contra a homofobia.
Sua postura é caracterizada por um compromisso com a inclusão e a defesa dos direitos humanos, mesmo diante de críticas e pressões de setores conservadores.
Fonte: redes sociais.