Nesta sexta-feira, 13 de junho, o vereador Waguinho da Santa Luzia (PP) protocolou o Requerimento Nº 380/2025, solicitando esclarecimentos à Prefeitura de Limeira sobre a interrupção do serviço de zeladoria urbana na cidade, que está suspenso desde o dia 23 de maio. O serviço de conservação e manutenção das áreas públicas estava sendo realizado pela empresa Forty Construções e Engenharia Ltda, mas, de acordo com o parlamentar, o trabalho foi interrompido sem justificativa.
No requerimento, Waguinho questiona o motivo da suspensão do serviço e se há valores pendentes a serem pagos à empresa. O vereador destaca que, até o momento, a Prefeitura não forneceu informações sobre a continuidade ou término do contrato com a empresa responsável pela zeladoria.
Além disso, o requerimento também aborda a nova contratação feita pela Prefeitura. Em 6 de junho, foi firmado um contrato com o Consórcio Limpa Limeira, composto pelas empresas Shalom Engenharia e Construções Ltda e Cedro Paisagismo Eireli, para a realização de roçagem manual em vias públicas. Waguinho quer saber quando o serviço começará a ser executado e qual é o valor do novo contrato firmado para essa atividade.
Outro ponto levantado pelo vereador é o custo da roçagem manual. De acordo com o contrato anterior, o valor pago por metro quadrado era de R$ 0,92. Para o novo contrato, a Prefeitura previu o custo de R$ 0,345 por metro quadrado, mas a proposta apresentada pelo Consórcio Limpa Limeira foi ainda mais baixa, de R$ 0,16 por metro quadrado. Waguinho questiona a viabilidade de a empresa conseguir manter a prestação do serviço a esse custo por um período de um ano.
Além disso, o vereador ressalta que, no contrato anterior, estavam previstos equipamentos essenciais para a execução dos serviços, como caçambas, caminhões para transporte de resíduos, retroescavadeira e pá carregadeira. No entanto, o novo contrato não contempla esses equipamentos. Diante disso, Waguinho perguntou à Prefeitura se há algum processo licitatório em andamento para a contratação desses serviços e, em caso afirmativo, qual seria o custo envolvido.
O requerimento foi protocolado e agora será lido em Plenário. A Prefeitura de Limeira terá o prazo de 15 dias, prorrogáveis por igual período, para fornecer as respostas solicitadas pelo vereador.
Fonte: CML