mais
    spot_img
    HomeEconomiaIntenção de consumo das famílias registra alta de 0,5% em junho

    Intenção de consumo das famílias registra alta de 0,5% em junho

    PUBLICAÇÃO

    HOSPITAL VETERINÁRIO TEM NOME

    VETLIN É O MELHOR HOSPITAL VETERINÁRIO DE LIMEIRA COM MÉDICOS 24H PARA MELHOR ATENDER SEU ANIMAL

    A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou crescimento de 0,5% em junho, já descontando os efeitos sazonais. O percentual representa o melhor resultado mensal registrado desde maio de 2024. 

    Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice teve queda de -1,3% 

    Em junho, o componente Acesso ao Crédito registrou aumento de 2,5%. Esta é a quinta alta mensal consecutiva desse indicador, impulsionada por medidas que ampliaram a liquidez no mercado financeiro. De acordo com o estudo, 32,6% dos consumidores percebem maior facilidade para obter crédito, o maior pico desde abril de 2020.

    O levantamento também aponta para um ambiente de cautela, influenciado pela elevação da taxa básica de juros da economia (Selic) nos últimos meses. A percepção sobre o momento para aquisição de bens duráveis, por exemplo, recuou 7,0% em relação ao ano passado – a maior queda na lista de componentes analisados.

    “Observamos uma melhora pontual, mas o consumidor segue atento aos sinais da economia. A combinação de crédito mais acessível e juros elevados exige decisões de consumo mais planejadas e criteriosas. Por isso há uma busca pelo equilíbrio entre o desejo de consumir e a preocupação de não comprometer o orçamento a longo prazo”, avalia o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros. 

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Mercado de Trabalho

    O componente Emprego Atual apresentou uma queda de 0,1% no mês e de 1,8% no ano. Já a Perspectiva Profissional registrou aumento de 0,5% em junho frente a maio, com avanço de 1,7% em relação ao mês equivalente em 2024, graças à maior recuperação dos consumidores com maiores ganhos.

    Gêneros

    Os homens apresentaram uma queda mais expressiva da intenção de consumo na comparação anual (-1,8%) em relação às mulheres (-0,7%). Também houve diferença significativa no acesso ao crédito, com o público masculino apresentando alta de 1,5% e do feminino, de 3,4%. Já a perspectiva profissional melhorou para ambos, subindo 1,9% e 1,4%, respectivamente.

    Agência Brasil

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 28 mortos – CartaCapital

    Pelo menos 28 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas após o naufrágio de um...

    A 1ª decisão de Moraes sobre Eduardo Bolsonaro após revogação de visto dos EUA – CartaCapital

    O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, neste sábado 19, a...

    Lula defende Moraes após revogação de visto dos EUA e diz que intimidação não funcionará – CartaCapital

    O presidente Lula (PT) prestou solidariedade, neste sábado 19, ao ministro do Supremo Tribunal Federal...

    Mais Notícias

    Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 28 mortos – CartaCapital

    Pelo menos 28 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas após o naufrágio de um...

    A 1ª decisão de Moraes sobre Eduardo Bolsonaro após revogação de visto dos EUA – CartaCapital

    O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, neste sábado 19, a...