📊 Números revelados à Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira:
- 3.568 pacientes aguardam cirurgias eletivas
- Tempo médio de espera: 4 meses
- Entradas mensais: 688 novos pedidos
- 12.785 pessoas esperam por exames de imagem
- Tempo médio de espera: 2 meses
- Solicitações mensais: 7.733
A questão da saúde pública é uma situação delicada e na gestão do atual Prefeito Murilo Félix não é diferente, os números referentes a exames e cirurgias eletivas só aumentam e necessitam de ações rápidas pois a cada dia os números crescem.
Diante disso, As filas de espera por cirurgias e exames na rede municipal de saúde foram tema da reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira, realizada nesta quinta-feira, 26 de junho. Durante o encontro, os vereadores analisaram um ofício da Prefeitura com dados atualizados sobre a situação e as medidas em andamento para diminuir o tempo de espera dos pacientes.
Segundo o documento enviado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente a fila para cirurgias eletivas conta com 3.568 pessoas, e há uma entrada média de 688 novos pedidos por mês, com espera de até quatro meses. Já a fila para exames de imagem acumula 12.785 pacientes, com 7.733 solicitações mensais, e tempo médio de espera de dois meses.
O ofício detalha que o Município tem buscado alternativas para melhorar esse cenário. Entre as ações citadas está a adesão ao Mutirão de Cirurgias Eletivas, conforme previsto na Portaria GM/MS Nº 90/2023, e a incorporação do Programa Mais Acesso a Especialistas, regido pela Portaria GM/MS Nº 5.820/2024.
Além disso, o Município passou a seguir os critérios da Tabela SUS Paulista, com base na Resolução SS Nº 198/2023, e aderiu ao programa de expansão de cirurgias do Governo Estadual, conforme a Deliberação CIB Nº 128/2024, com foco em procedimentos ortopédicos.
Essas ações, segundo o ofício, têm como objetivo reduzir o tempo de espera, aumentar a eficiência e garantir melhor acesso às cirurgias eletivas para a população limeirense.
A secretária de Saúde, Maria Helena Braga Chen, também destacou que foram estabelecidas parcerias regionais com o Hospital Regional de Piracicaba e com o Hospital São Leopoldo Mandic, em Araras, voltadas à realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.
Já para exames diagnósticos, a Prefeitura está renovando contratos, abrindo novas licitações e também utilizando o PMAE para incluir tanto as consultas com especialistas quanto a realização de exames com finalidade diagnóstica.
Fonte: CML