A Prefeitura de Iracemápolis, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura, deu início a um levantamento para identificar exemplares de murta, planta também conhecida como dama-da-noite. Apesar de ser bastante utilizada na ornamentação de jardins e calçadas, a espécie representa um risco à citricultura, pois pode hospedar a bactéria responsável pelo greening, uma das doenças mais graves que afetam plantações de laranja e outros cítricos.
A ação está em conformidade com a Resolução SAA nº 24/2025, do Governo do Estado de São Paulo, que orienta os municípios a realizarem campanhas de conscientização e remoção dessa planta.
Segundo a diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, o trabalho começa com a identificação das árvores pela cidade. “Nosso primeiro passo será localizar e registrar os exemplares de murta. Em seguida, vamos dialogar com os responsáveis pelas árvores para orientá-los sobre os riscos. A intenção é promover a substituição por espécies nativas, que não prejudicam a citricultura”, explicou.
Fonte: PMI