Em contato feito com a Secretaria de Comunicação de Limeira, nossa redação solicitou informações sobre os números da Saúde, referente a quais são as cirurgias mais autorizadas a serem feitas e quais os exames mais solicitados no mês
Em resposta, a Comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria de Saúde, tem um gasto médio mensal de R$ 1 milhão de Reais, com exames médicos e Cirurgias.
Conforme a informação, os procedimentos mais solicitados pela população, destacam-se:
- 1º Raio-X
- 2º Ultrassonografias
- 3º Endoscopias
Além dos exames, a pasta também apontou quais são as cirurgias mais frequentemente no município:
- 1º Cirurgias oftalmológicas (com foco em catarata)
- 2º Cirurgias ortopédicas (especialmente em casos de fratura)
- 3º Cirurgias oncológicas
Apesar da relevância dessas informações, os dados detalhados como as informações acima não estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura. O ideal seria que, em nome da transparência, esses números fossem publicados de forma automática, mês a mês, permitindo que toda a população tivesse acesso claro à situação real da saúde pública em Limeira.
Essa iniciativa, caso adotada, estaria em sintonia com os princípios de transparência e responsabilidade da gestão pública, além de contribuir para o fortalecimento da relação entre governo e população na questão de serviços municipais de saúde. Vale lembrar que na gestão anterior, informações como essas também não existiram.
A divulgação contínua e acessível desses dados pode, inclusive, auxiliar a gestão do prefeito Murilo Félix na construção de uma opinião pública mais bem informada, ao mesmo tempo em que permite que os moradores acompanhem de perto como os recursos da saúde estão sendo aplicados, quais as maiores cirurgias autorizadas pelo município estão sendo feitas na cidade, como também quais os maiores exames estão sendo solicitados, situação como essa ajuda a avaliar recorrência de casos.
Cabe ao legislativo verificar a possibilidade da implantação de uma lei, ou o próprio executivo tomar ação e facilitar os números para a população.
Foto: Redes Sociais.