mais
    HomePolíticaOs psicodélicos são aliados da saúde mental, diz Edgard Scandurra, do Ira!...

    Os psicodélicos são aliados da saúde mental, diz Edgard Scandurra, do Ira! – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    “É preciso derrubar uma barreira gigantesca de preconceito.” A afirmação é do guitarrista Edgard Scandurra, da banda Ira!, que encerra em versão acústica a próxima edição do Festival Híbrido, que será realizado nos dias 11 e 12 de outubro, no Komplexo Tempo, em São Paulo. Conhecido por seu engajamento em pautas sociais e culturais, o músico conta que vem acompanhando a expansão do uso de substâncias psicoativas, como a ayahuasca e a psilocibina, temas da edição deste ano.

    “É necessário tratar da existência desses produtos sem que sejam demonizados, sem esse banho de moralismo sobre o uso. Existem estudos sérios sobre isso, mostrando caminhos muito positivos”, afirma. E completa: “As terapias com o uso de psicodélicos podem ser grandes aliadas no tratamento de problemas de saúde mental.”

    Em sua terceira edição, o Festival Híbrido lança uma área inteiramente voltada ao tema, com curadoria deste jornalista e celebrando os três anos da Psicodelicamente, iniciativa pioneira e independente de jornalismo psicodélico no Brasil. Trazer esse debate para um evento de grande alcance é uma oportunidade para desfazer mitos, combater a desinformação e ampliar o diálogo público sobre essas substâncias.

    Desde sua criação, em 2022, essa tem sido a missão da Psicodelicamente, tanto no site quanto neste blog aqui na CartaCapital: informar com responsabilidade, ouvindo diferentes vozes e promovendo uma abordagem ética e plural.

    Os debates desta edição do Híbrido acontecem no espaço Psychedelic Talks. A programação se organiza a partir de três grandes eixos: ancestralidade, ciência e saúde. Os temas abordam desde a globalização da ayahuasca e o protagonismo indígena nas discussões climáticas até os desafios para a legalização e o reconhecimento das medicinas tradicionais nas políticas públicas de saúde, incluindo o SUS. Também estão previstas rodas sobre avanços das pesquisas, uso terapêutico e integração psicodélica, reunindo lideranças indígenas, pesquisadores, jornalistas, representantes de centros religiosos e terapêuticos, além de psiconautas em geral.

    Créditos: Divulgação

    Outro espaço do festival dedicado ao tema é o Salão Psicodelicamente. Durante dois dias, o público poderá circular por uma grande feira com expositores ligados ao universo psicodélico, incluindo editoras, terapeutas, centros de pesquisa, artistas, escritores e projetos inovadores que se debruçam sobre os estados expandidos de consciência e suas múltiplas aplicações nas áreas da saúde, espiritualidade, arte e conhecimento.

    Completa o cardápio de atrações o Salão de Arte Híbrida, onde acontecerá a homenagem ao artista peruano Pablo Amaringo, precursor da pintura visionária amazônica e referência na arte psicodélica mundial. Sua obra influenciou gerações ao representar, com traço detalhado e sensível, a magia da selva amazônica e os mundos espirituais revelados pela ayahuasca.

    Também foi lançado um chamamento para novos artistas que trabalham com inspiração psicodélica e jovens pesquisadores atuantes no campo das ciências psicodélicas. Os selecionados integrarão a galeria e a programação cultural e científica do festival, conectando tradição, memória, novas linguagens visuais e produção de conhecimento.

    O Híbrido, que em 2024 reuniu mais de 10 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 3 milhões em negócios, aposta agora em consolidar sua vocação como plataforma de inovação e cultura transformadora. A escolha da banda Ira! como headliner reforça esse espírito. “Representa a voz de uma juventude inquieta e engajada”, explica Beto Lago, correalizador do Festival Híbrido e fundador do Mercado Mundo Mix, evento que marcou a cena fashion paulistana na década de 1990.

    As inscrições para editoras, expositores, artistas e pesquisadores estão abertas até o final de agosto, através do link:

    Serviço

    Festival Híbrido

    Data: 11 e 12 de outubro

    Local: Komplexo Tempo. Av. Henry Ford, 511, Parque da Mooca, São Paulo (SP)

    Ingressos: Sympla

    Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Santa Casa de Limeira recebe novos equipamentos via emenda estadual mediada por Isabelly Carvalho

    Por meio de recursos destinados nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, pela deputada estadual Márcia...

    Câmara lança vídeo sobre uso correto dos PAs e das UBSs de Limeira a pedido da Comissão de Saúde

    A Câmara Municipal lança nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, um vídeo com orientações de...

    Sociedade civil cobra Código de Conduta para o STF

    A cobrança por regras éticas claras no Supremo Tribunal Federal (STF) deixou de ser...

    Mais Notícias

    Santa Casa de Limeira recebe novos equipamentos via emenda estadual mediada por Isabelly Carvalho

    Por meio de recursos destinados nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, pela deputada estadual Márcia...

    Câmara lança vídeo sobre uso correto dos PAs e das UBSs de Limeira a pedido da Comissão de Saúde

    A Câmara Municipal lança nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, um vídeo com orientações de...