mais
    HomePolíticaGoverno Trump aumenta para US$ 50 milhões a recompensa pela captura de...

    Governo Trump aumenta para US$ 50 milhões a recompensa pela captura de Maduro – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou nesta quinta-feira 7 de 25 para 50 milhões de dólares (de 136 milhões para 272 milhões de reais) a recompensa por “informações que levem à prisão” do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a quem acusa de colaborar com o narcotráfico.

    “Ele é um dos maiores narcotraficantes do mundo e uma ameaça à nossa segurança nacional”, acusou a procuradora-geral Pam Bondi em um vídeo publicado em sua conta na rede social X.

    “O regime de terror de Maduro continua”, acrescentou sobre o líder chavista, cuja reeleição desde 2018 é considerada fraudulenta por Washington.

    “A patética ‘recompensa’ de Pamela Bondi é a cortina de fumaça mais ridícula que já vimos”, respondeu o chanceler da Venezuela, Yván Gil, em uma mensagem no Telegram.

    “Seu show é uma piada, uma distração desesperada de suas próprias misérias. A dignidade de nossa pátria não está à venda. Repudiamos esta grosseira operação de propaganda política,” acrescentou.

    Bondi acusa o mandatário venezuelano de utilizar “organizações terroristas estrangeiras como o Tren de Aragua, o cartel de Sinaloa e o Cartel dos Soles para introduzir drogas letais e violência” nos Estados Unidos.

    Até o momento, a agência antidrogas dos EUA (DEA) “confiscou 30 toneladas de cocaína vinculadas a Maduro e seus cúmplices, com quase sete toneladas relacionadas ao próprio líder chavista”, detalha Bondi.

    É a “principal fonte de renda” para os cartéis sediados na Venezuela e no México, acrescenta Washington.

    Bondi afirma que a cocaína costuma estar misturada com fentanil, um opioide sintético que causa estragos nos Estados Unidos.

    O Departamento de Justiça “confiscou mais de 700 milhões de dólares em ativos ligados a Maduro, incluindo dois jatos privados, nove veículos e outros bens”, prosseguiu a procuradora-geral.

    “Ele não escapará”

    “Por isso, dobramos sua recompensa para 50 milhões de dólares. Sob a liderança do presidente Trump, Maduro não escapará da Justiça e responderá por seus crimes atrozes”, insistiu.

    A procuradora-geral forneceu um número de telefone e pediu informações “para levar esse criminoso à justiça”.

    Estados Unidos e Venezuela não mantêm relações diplomáticas desde o primeiro mandato de Trump (2017-2021).

    Em 2020, os EUA acusaram formalmente Maduro de “narcoterrorismo” e conspiração para traficar drogas, oferecendo 15 milhões de dólares por informações que permitissem sua captura.

    A administração do ex-presidente democrata Joe Biden aumentou o valor para 25 milhões.

    A apresentação de acusações contra um chefe de Estado estrangeiro por parte de Washington é incomum, mas já ocorreu em 1988 contra o então presidente do Panamá, Manuel Noriega, antes da invasão do país para derrubá-lo.

    Tanto o governo Biden quanto o de Trump reconheceram como “presidente legítimo” da Venezuela o opositor Edmundo González Urrutia, que reivindica a vitória nas eleições de 2024.

    A Casa Branca acusa o chavismo de controlar a organização criminosa Tren de Aragua, declarada por Washington como “organização terrorista global”, o que não impediu que enviasse emissários para negociar com altos funcionários venezuelanos a libertação de cidadãos norte-americanos detidos na Venezuela.

    Em julho, o chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, bastante crítico a Maduro, anunciou a libertação de 10 americanos presos na Venezuela, em acordo viabilizado com ajuda de El Salvador.

    A hostilidade de Trump contra Maduro remonta ao seu primeiro mandato.

    Em 2019, o republicano reconheceu o chefe do Parlamento, o opositor Juan Guaidó, como “presidente interino” da Venezuela e impôs uma bateria de sanções, incluindo embargo ao petróleo, em uma estratégia fracassada para tentar provocar a queda de Maduro.

    A própria oposição venezuelana encerrou o simbólico governo interino de Guaidó em janeiro de 2023.

    Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Santa Casa de Limeira recebe novos equipamentos via emenda estadual mediada por Isabelly Carvalho

    Por meio de recursos destinados nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, pela deputada estadual Márcia...

    Câmara lança vídeo sobre uso correto dos PAs e das UBSs de Limeira a pedido da Comissão de Saúde

    A Câmara Municipal lança nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, um vídeo com orientações de...

    Sociedade civil cobra Código de Conduta para o STF

    A cobrança por regras éticas claras no Supremo Tribunal Federal (STF) deixou de ser...

    Mais Notícias

    Santa Casa de Limeira recebe novos equipamentos via emenda estadual mediada por Isabelly Carvalho

    Por meio de recursos destinados nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, pela deputada estadual Márcia...

    Câmara lança vídeo sobre uso correto dos PAs e das UBSs de Limeira a pedido da Comissão de Saúde

    A Câmara Municipal lança nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, um vídeo com orientações de...