HomeRegiãoPrefeitura entrega nova cobertura do Varejão Municipal Central – Portal do Município...

Prefeitura entrega nova cobertura do Varejão Municipal Central – Portal do Município de Piracicaba

PUBLICAÇÃO

spot_img
spot_img

Prefeitura entrega nova cobertura do Varejão Municipal Central – Portal do Município de Piracicaba
Cerimônia de entrega da nova cobertura do Varejão Municipal Central aconteceu no sábado

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, entregou oficialmente no sábado, 23/08, a nova cobertura do Varejão Municipal Central. A nova estrutura foi feita de forma integral, contemplando também a praça de alimentação – o telhado, agora, é termoacústico, o que garante melhores condições de temperatura e conforto aos frequentadores e comerciantes que utilizam o espaço. A iniciativa integrou o calendário especial de aniversário de 258 anos de Piracicaba; a programação completa pode ser conferida no link https://abre.ai/pira258anos.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Helinho Zanatta, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, e do presidente da Cooperativa Piracicabana de Horticultores (Coopihort), Vanderlei Sanches Baesteiro.

A intervenção foi contratada via processo licitatório, no valor de R$ 552.999,99, com aditivo de R$115.131,71 para a área de alimentação, contemplando assim a substituição integral da cobertura.

O prefeito Helinho Zanatta ressaltou o compromisso da Prefeitura com o bem-estar da população e a valorização dos comerciantes. “É uma grande satisfação entregar esta obra, que melhora a estrutura do Varejão Municipal Central. Os permissionários realizam um trabalho fundamental para a cidade, é um trabalho puxado, que não tem hora, e eles merecem condições adequadas para seguir atendendo a população com dedicação e qualidade”, salientou o prefeito Helinho Zanatta.
O Varejão Municipal Central é composto por mais de 60 permissionários, que atendem a população com a linha completa de hortifrutigranjeiros, sendo que 25% dos permissionários são produtores rurais do município e os demais são microempreendedores individuais, que, juntos, comercializam em torno de 50 toneladas de alimentos por semana.

“O programa de Varejões é um dos mais importantes que nós temos, porque entrega muitos benefícios para Piracicaba, desde a geração de emprego e renda, até a disponibilização de alimentos saudáveis. Mas o principal é que valoriza a agricultura familiar e amplia os espaços e o acesso ao alimento. Só o Varejão Municipal Central entrega cerca de 50 toneladas de alimento por semana. Então nos dedicamos a sempre fortalecer essa rede da agricultura familiar na cidade”, destacou Maurício Perissinotto.

A imagem mostra um grupo de sete adultos reunidos em um espaço coberto do Varejão. Um homem à frente fala ao microfone, sugerindo que está conduzindo uma apresentação ou discurso. Ao fundo, há mesas com flores e produtos agrícolas, reforçando o ambiente de feira ou celebração local. Os participantes estão atentos e bem vestidos, com trajes que variam do casual ao social, transmitindo um clima de envolvimento e formalidade leve.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, destacou que o Varejão Municipal do Centro entrega cerca de 50 toneladas de alimento por semana

Vanderlei Sanches Baesteiro, comentou sobre os impactos da nova cobertura para os permissionários e consumidores. “Essa obra melhorou a estrutura do Varejão. Antes era um calor intenso que fazia, mas com a nova cobertura, não acontece mais isso. Em nome dos permissionários, agradeço o prefeito pelo carinho e pela atenção. O trabalho dos varejões é muito importante, porque uma grande parte dos alimentos oferecidos, que chegam às mesas dos piracicabanos, vêm da agricultura familiar”, complementou Vanderlei.
Estiveram, também, presentes na cerimônia de entrega a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi; a secretária de Educação, Juliana Vicentin; a secretária-executiva de Administração, Miriam Melo; os vereadores Paraná, Zezinho Pereira, Pedro Kawai, Rafael Boer, Josef Borges, Renan Paes e Fábio Silva; e o deputado estadual Alex Madureira.

“A atuação da Cooperativa, dos agricultores e dos permissionários é muito relevante para toda a cidade. Temos, cada vez mais, que buscar instrumentos de políticas públicas para que possamos incentivar o consumo de alimentos na nossa região, fazendo a economia girar localmente”, enfatizou Alex Madureira.

“Esse é um momento especial. Já trabalhei com varejão e sei da importância desses espaços. E, agora, o Varejão Municipal Central, o mais tradicional da cidade, recebe uma estrutura muito melhor para que permissionários e consumidores possam circular com mais conforto”, completou o vereador Rafael Boer, representando a Câmara Municipal.

A imagem retrata um mercado coberto em pleno funcionamento, com diversos clientes circulando entre as barracas de frutas e verduras. O ambiente é vibrante e movimentado, com destaque para os montes de laranjas e limões verdes em primeiro plano, que chamam atenção pela cor e abundância. As barracas exibem placas escritas à mão com os preços dos produtos, reforçando o caráter popular e acessível do local. A estrutura metálica do teto e a disposição dos estandes indicam um espaço comunitário voltado à comercialização de alimentos frescos, evidenciando a dinâmica da economia local e o contato direto entre produtores e consumidores.
O Varejão Municipal Central é composto por mais de 60 permissionários, que atendem a população com a linha completa de hortifrutigranjeiros

HISTÓRICO – O Varejão Municipal Central foi o primeiro varejão inaugurado em Piracicaba, há 43 anos, onde hoje é o Terminal Central de Integração (TCI). Com o passar dos anos, a Prefeitura percebeu a necessidade de melhorar a infraestrutura desses espaços para atender melhor os permissionários e o público. Assim, em agosto de 1990, o varejão começou a funcionar em espaço próprio, onde está até hoje, em galpão na rua Santa Cruz, 1.260.

O Varejão funciona às quartas-feiras, das 14h às 19h, e aos sábados das 5h às 12h. Faz parte do Programa de Varejões Municipais, que é composto atualmente por 22 varejões e quatro feiras livres, além do Mercado Municipal.

Via PMP

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

MAIS RECENTES

Nova Lei da Segurança Privada endurece regras e amplia fiscalização no setor

O governo federal regulamentou o novo Estatuto da Segurança Privada, que substitui a legislação...

‘Ozempic nacional’ passa a ser vendido nesta segunda-feira nas farmácias do país; saiba o preço

A Primeira caneta de semaglutida nacional, o medicamento Ozivy passa a ser comercializado nas...

CÂMARA MUNICIPAL: Ordem do Dia tem quatro projetos pautados para votação

Quatro projetos estão pautados na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária, na segunda-feira,...

“Maldita corda”, lamenta mãe de jovem que morreu em salto de rope jump

“Aquela maldita corda te levou para sempre de mim. Minha filha amada, você se...

Mais Notícias

Nova Lei da Segurança Privada endurece regras e amplia fiscalização no setor

O governo federal regulamentou o novo Estatuto da Segurança Privada, que substitui a legislação...

‘Ozempic nacional’ passa a ser vendido nesta segunda-feira nas farmácias do país; saiba o preço

A Primeira caneta de semaglutida nacional, o medicamento Ozivy passa a ser comercializado nas...

CÂMARA MUNICIPAL: Ordem do Dia tem quatro projetos pautados para votação

Quatro projetos estão pautados na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária, na segunda-feira,...