mais
    HomeLimeiraOutubro Rosa: Limeira reforça prevenção ao câncer de mama com 4.500 mamografias

    Outubro Rosa: Limeira reforça prevenção ao câncer de mama com 4.500 mamografias

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

     

    O Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama – foi lançado na manhã desta terça-feira (30), no Teatro Nair Bello. A campanha tem como tema “Círculo Rosa – Juntas pela Prevenção” e oferecerá 4.500 mamografias gratuitas, mediante parceria da Prefeitura de Limeira e do Fundo Social. Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para realização do exame, fundamental no rastreamento precoce da doença. Agora, podem realizar a mamografia mulheres de 40 a 74 anos (até o ano passado, o público-alvo era de 50 a 69 anos). O exame também está disponível a partir dos 35 anos para mulheres com histórico clínico ou familiar da doença. A iniciativa conta com apoio da Santa Casa, da Associação Limeirense de Carinho e Cuidado (Alicc) e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

    A cerimônia de abertura contou com apresentação do coral da Alicc e a presença do prefeito Murilo Félix, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Luciana Félix, do secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, do coordenador do AME, Antônio de Paula Silva Jr., da presidente da Alicc, Fernanda Nolasco Varga, e da gerente do Centro de Oncologia de Limeira (COL), da Santa Casa, Erika Nakahara.

    Murilo Félix destacou a importância da mamografia como medida preventiva e afirmou que não há demanda reprimida pelo exame em Limeira. Segundo ele, a campanha facilita o acesso ao procedimento, sem necessidade de consulta médica. “Vamos salvar a vida de muitas mulheres”, disse o prefeito, que também lembrou ter articulado neste ano a vinda da Carreta de Mamografia ao município em duas ocasiões, por meio do Hospital do Amor (Barretos) e do Programa Mulheres de Peito (Secretaria Estadual da Saúde).

    Apoio

    A primeira-dama, Luciana Félix, ressaltou o trabalho realizado pela Alicc com pacientes e familiares. “Visitei a instituição no início do ano e conheci histórias emocionantes. O apoio e o aconchego que vocês oferecem diante de uma notícia tão devastadora são essenciais”, afirmou. Ela também reforçou a importância do autocuidado: “Cuidem-se, amem-se, façam o autoexame, pois quanto mais cedo o câncer for detectado, mais fácil será o tratamento”, completou.

    O secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, destacou a ampliação da faixa etária da mamografia, considerando-se a abrangência da doença. “O câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma e a abordagem precoce aumenta as chances de cura em mais de 90%”, disse.

    Novos casos

    Erika Nakahara informou que o COL recebe 26 novos casos de câncer de mama todos os meses e realiza cerca de 300 atendimentos na área. Ela enfatizou a importância do Outubro Rosa, mas lembrou que a prevenção deve ocorrer ao longo do ano.

    Durante o evento, também foi apresentado o conceito da campanha municipal 2025, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da prefeitura. O logotipo, um círculo rosa que abriga linhas entrelaçadas, remete à rede de apoio, cuidado e proteção – conceitos importantes no tratamento das pacientes.

    A programação da abertura incluiu ainda palestra da mastologista Alice Junqueira, que atua no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm). Com residência em Mastologia pelo Hospital Amaral Carvalho de Jaú, a médica possui especialização em Oncoplastia e Reconstrução, e ainda, em Imagem Mamária pela Unicamp. Ela observou que o câncer de mama não provoca dor, o que dificulta o diagnóstico. “Vamos juntas fazer um Outubro Rosa iluminado e de muita prevenção”, enfatizou.

    Também participaram do evento, a vereadora Mara Isa Mattos Silveira (representando o presidente da Câmara, Everton Ferreira), os vereadores Lu Bogo, Bruna Magalhães, Waguinho da Santa Luzia e Estevão Nogueira, a diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, e a gestora executiva do Departamento de Atenção Secundária, Mayra Araújo.

    Facilidade no agendamento

    Durante a campanha, o agendamento da mamografia será simplificado. Não será necessário passar por consulta médica: basta procurar o enfermeiro(a) da UBS e apresentar documentos pessoais (RG e CPF), Cartão SUS e comprovante de endereço. A recomendação é que o exame seja feito a cada dois anos – ou antes, se houver indicação médica – entre 40 e 74 anos, faixa de maior incidência da doença.

    Mamografia inclusiva

    No dia 23 de outubro, a Policlínica promove o Outubro Rosa Inclusivo, com mutirão de exames para mulheres com deficiência, inclusive cadeirantes. O atendimento será das 8h às 11h e das 12h às 15h, sem necessidade de pedido médico ou agendamento prévio.

    Incidência da doença

    O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Representa cerca de 28% dos novos casos registrados no país. Embora raro em homens (menos de 1% dos diagnósticos), também pode atingi-los. A doença é incomum antes dos 35 anos, mas a incidência cresce progressivamente com a idade, sobretudo após os 50. Apesar da gravidade, o prognóstico costuma ser favorável quando o diagnóstico é precoce.

    Segundo a presidente da Alicc, Fernanda Nolasco Varga, o país registra cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Ainda precisamos falar muito sobre prevenção e levar informação. Cada um vai transmitindo o que sabe e, juntos, podemos semear esperança para reduzir o número de casos”, afirmou.

    Sinais de alerta

    O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Outros sinais incluem: edema da pele semelhante à casca de laranja; retração cutânea; inversão do mamilo; vermelhidão; descamação ou ulceração do mamilo; e secreção espontânea em apenas uma das mamas.

    Autoexame

    O autoexame das mamas é uma prática simples que pode ajudar na percepção de alterações no corpo. Deve ser feito mensalmente, de preferência alguns dias após o fim da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Nesse momento, a mulher deve observar e apalpar as mamas e axilas, verificando nódulos, secreções, retrações na pele ou alterações no formato. Embora não substitua exames médicos e de imagem, o autoexame é um aliado importante, pois estimula o autoconhecimento e pode favorecer o diagnóstico precoce. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no hotsite: limeira.sp.gov.br/outubrorosa.

     

    Informações PML

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Morre o cantor Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó, em acidente rodoviário

    O cantor Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, morreu neste domingo, 7, aos 55...

    Suspeitos armados roubam 35 armas e munições de empresa de segurança em Sp

    Suspeitos armados roubaram, na manhã deste domingo (7), 35 armas e munições de uma...

    Venezuela recruta mais 5.600 soldados ante ‘ameaças’ dos EUA

    As Forças Armadas da Venezuela incorporaram 5.600 soldados às suas fileiras neste sábado 6, em...

    Entenda quais as chances dos Estados Unidos atacarem a Venezuela

    As tensões entre Estados Unidos e Venezuela viveram uma escalada nos últimos dias com...

    Mais Notícias

    Morre o cantor Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó, em acidente rodoviário

    O cantor Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, morreu neste domingo, 7, aos 55...

    Suspeitos armados roubam 35 armas e munições de empresa de segurança em Sp

    Suspeitos armados roubaram, na manhã deste domingo (7), 35 armas e munições de uma...

    Venezuela recruta mais 5.600 soldados ante ‘ameaças’ dos EUA

    As Forças Armadas da Venezuela incorporaram 5.600 soldados às suas fileiras neste sábado 6, em...