A Prefeitura de Limeira apresentou, nesta sexta-feira, 17 de outubro, na Câmara Municipal, a plataforma “Agenda Fácil Saúde”, novo sistema digital que permite aos munícipes agendar consultas da rede básica de forma online, com envio de lembretes, confirmações pelo WhatsApp e que já contribuiu para redução de 4% nas faltas dos atendimentos. Vereadores e servidores participaram da demonstração e puderam testar o funcionamento do serviço.
Entre os vereadores que acompanharam a apresentação da plataforma estavam Lu Bogo (PL), Marcio do Estacionamento (DC), Bruna Magalhães (PRTB), Waguinho de Santa Luzia (PP), Carlinhos do Grotta (PL) e o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD).
Marcelo iniciou a apresentação destacando que já foi realizado treinamento com enfermeiras-chefes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipes para orientar os cidadãos sobre o uso do aplicativo e do site. Durante a exibição, os participantes presentes aprenderam a realizar o primeiro acesso, efetuar o login e cadastrar-se na plataforma, além de conhecer as etapas para agendamento de consultas e atualização de dados.
O presidente da Câmara questionou sobre o agendamento com especialistas. Marcelo explicou que, neste primeiro momento, o sistema realiza apenas o agendamento primário, como clínico geral, pediatra e ginecologia, e que os encaminhamentos para especialistas seguem sendo feitos diretamente nas UBS.
Também foram levantadas dúvidas sobre a escolha de médicos e o acesso para idosos. Os palestrantes informaram que o usuário poderá selecionar entre os profissionais disponíveis na UBS referente ao seu endereço, e que as unidades contarão com servidores capacitados para ajudar aqueles que tiverem dificuldade com a tecnologia. O site da Prefeitura também disponibiliza o passo a passo para acesso à plataforma.
Durante a apresentação, foi realizada uma simulação de agendamento em tempo real, mostrando como os profissionais das UBSs têm a possibilidade de atualizar dados cadastrais. Roger destacou a importância de os pacientes responderem às confirmações enviadas pelo sistema, que é integrado ao WhatsApp, para reduzir o número de faltas. Segundo ele, nos primeiros 16 dias de funcionamento, o Agenda Fácil Saúde registrou: 169 consultas agendadas (durante esses dias estava disponível apenas o pediatra); 40.144 mensagens de consulta enviadas; 16.282 respostas dos usuários (40,55% de retorno); 15 mil confirmações de presença; 898 cancelamentos (5,51%).
Ainda conforme o palestrante, a plataforma já contribuiu para redução de 4% nas faltas às consultas, demonstrando o potencial de melhoria contínua no serviço. O sistema pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Limeira, que disponibiliza um passo a passo completo para o primeiro acesso. Em caso de dúvidas, o munícipe deve procurar sua UBS por telefone ou presencialmente.







