O número de passageiros nos aeroportos brasileiros chegou a 106,8 milhões de pessoas no acumulado de janeiro a outubro de 2025, um aumento de 9,5% frente ao mesmo período do ano passado, somando voos domésticos e internacionais, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) baseado em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com esse volume, o movimento de passageiros ultrapassa a marca de 100 milhões com um mês de antecedência em relação a 2024, batendo um recorde, confirmando o ritmo acelerado em 2025 e consolidando a recuperação da aviação civil no país.
O desempenho reflete não apenas a retomada da demanda, mas também melhorias estruturais, segundo o ministro Silvio Costa Filho. “Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião. Isso confirma o fortalecimento da aviação civil, com melhor infraestrutura, regionalização dos terminais e mais oportunidades para os brasileiros”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Leia Mais: Anac: alimentação cara em aeroporto permite ter menor tarifa aeroportuária do mundo
Recordes
O mês de outubro foi particularmente expressivo. Nos voos domésticos, foram transportados 9 milhões de passageiros, o melhor resultado para o mês em toda a série histórica iniciada em 2000. É também a primeira vez que o número ultrapassa a marca dos 9 milhões em outubro. O avanço foi de 9,1% em relação ao mesmo período de 2024.
Esse desempenho consolidou a oitava alta consecutiva do mercado doméstico, que vem apresentando recordes mensais desde março. “O Brasil tem o maior mercado doméstico da América do Sul e Caribe e é o que mais cresce entre os principais países da região”, afirmou Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil. Segundo ele, políticas públicas direcionadas e a resposta positiva da atividade econômica sustentam a expansão.
O movimento internacional, por outro lado, também registrou recorde histórico em outubro, atingindo 2,3 milhões de passageiros, alta de 9,3% na comparação anual. No acumulado dos dez primeiros meses de 2025, já são 23,5 milhões de viajantes entrando ou saindo do país.
Veja quais são os aeroportos mais movimentados:
- Porto Alegre: 5,8 milhões
- Santos Dumont: 4,9 milhões
Estrutura no limite
O maior fluxo nesses grandes terminais até outubro reforça a concentração de demanda nos grandes hubs. O avanço dessa procura reforça ainda que há desafios já conhecidos do setor, como a necessidade de ampliação de capacidade, que já está chegando no limite, bem como a modernização dos terminais e a redução de custo operacional das companhias.
Ainda assim, o ministério informa que o ritmo de crescimento coloca o Brasil na liderança da retomada da aviação na América Latina e sinaliza um fim de ano de forte movimentação nos aeroportos.









