A Secretaria de Saúde de Limeira reforça a importância da prevenção, do reconhecimento precoce e da comunicação eficaz entre pacientes e profissionais de saúde no diagnóstico da febre maculosa, doença infecciosa grave transmitida pela picada do carrapato-estrela.
Os médicos e enfermeiros da rede municipal são orientados a sempre perguntar aos pacientes sobre possíveis exposições a áreas de risco, como locais com mato alto, trilhas, fazendas, parques, margens de rios e áreas frequentadas por animais como cavalos e capivaras. Ao mesmo tempo, a população também deve colaborar, informando sobre essas situações, mesmo que não perceba a picada do carrapato.
Essa parceria entre paciente e profissional de saúde é fundamental para o diagnóstico precoce e início rápido do tratamento, que podem evitar complicações graves e até óbitos.
Pessoas que tenham frequentado áreas abertas ou com vegetação e apresentem sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dores no corpo, náuseas, vômitos ou manchas avermelhadas na pele devem procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica, pelos telefones 3441-1914 e 3442-5984, ou na Divisão de Vigilância de Zoonoses, pelos números 3441-3548 e 3451-3546.
>Informações PML











