A Câmara Municipal lança nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, um vídeo com orientações de direcionamento à população para buscar o tipo correto de atendimento em saúde, com o objetivo de diminuir as filas nos serviços de urgência da cidade. De forma didática, o vídeo explica as principais diferenças entre os tipos de atendimento oferecidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O conteúdo foi produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara sem custo, a pedido da Comissão de Saúde. A proposta é conscientizar os munícipes de que muitos casos atendidos em prontos atendimentos poderiam ser resolvidos nas UBSs, que são a porta de entrada para cuidados contínuos e situações de menor urgência. O vídeo foi publicado nas redes sociais da Câmara no Youtube e Facebook, confira na íntegra neste link.
A iniciativa pretende contribuir para a organização do fluxo de pacientes na rede pública, auxiliando a população a identificar qual serviço procurar de acordo com os sintomas ou com a situação enfrentada. Entre os pontos destacados estão os casos que demandam atendimento imediato, direcionados ao Pronto Atendimento, e aqueles que podem ser acompanhados nas unidades básicas, como consultas de rotina, acompanhamento de saúde e atendimentos de menor complexidade, como gripes, dores abdominais ou de cabeça, por exemplo.
Com caráter educativo e institucional, o material busca promover o uso consciente da rede municipal de saúde, colaborando para reduzir a sobrecarga nos serviços de urgência e garantindo mais agilidade no atendimento aos casos que realmente necessitam de atenção imediata.
A Comissão de Saúde é formada pelos vereadores Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente; Zé da Farmácia (Solidariedade), vice-presidente; e Elias Barbosa (PRTB), secretário.











