Medida havia sido suspensa no fim de ano e volta a restringir a circulação de carros no Centro Expandido da capital em horários de pico.
O Rodízio Municipal de Veículos na cidade de São Paulo volta a vigorar a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2026. A retomada da medida ocorre após o fim da suspensão temporária adotada pela Prefeitura durante o período de festas de fim de ano e férias escolares.
O rodízio esteve suspenso entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, permitindo a livre circulação de carros de passeio no Centro Expandido da capital. A interrupção é realizada anualmente devido à diminuição do fluxo de veículos registrada nesse período.
Mesmo com a suspensão para automóveis, continuaram valendo normalmente as restrições para caminhões, além das regras da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
COMO FUNCIONA O RODÍZIO
A partir do dia 12, a Operação Horário de Pico volta a limitar a circulação de veículos conforme o número final da placa, de segunda a sexta-feira, em dois períodos do dia.
Horários de restrição:
Manhã: das 7h às 10h
Tarde/noite: das 17h às 20h
Finais de placa por dia:
Segunda-feira: 1 e 2
Terça-feira: 3 e 4
Quarta-feira: 5 e 6
Quinta-feira: 7 e 8
Sexta-feira: 9 e 0
A regra é válida apenas em dias úteis e se aplica ao Centro Expandido de São Paulo, área delimitada pelo chamado Minianel Viário, que inclui as marginais Tietê e Pinheiros, a Avenida dos Bandeirantes, a Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay, entre outras vias importantes da cidade.
MULTA E PENALIDADES
O descumprimento do rodízio é considerado infração média, com multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro.
A Prefeitura orienta que os motoristas se organizem para evitar penalidades e contribuam para a fluidez do trânsito nos horários de maior movimento da capital paulista.
Divulgação











