O Apagão Cibernético ocorrido na última semana segue rendendo assunto devido aos seus impactos. Segundo o Downdetector, quase 5 milhões de usuários chegaram a relatar problemas na internet durante o período em que diversos serviços ficaram fora do ar devido a uma falha no software CrowdStrike.
As informações sobre a situação foram divulgadas pela Ookla, revelando resultados do monitoramento feito em tempo real dos problemas relatados pelas pessoas em diferentes sites. Inclusive, o número de visitantes no Downdetector foi três vezes maior em comparação com o que se vê normalmente.
Vale destacar os picos no número de relatos de interrupções em serviços de diversos segmentos, como o de emergência, companhias aéreas e varejo. Além disso, bancos também chegaram a ser prejudicados pela situação envolvendo o CrowdStrike e até instituições brasileiras foram afetadas.
Em relação às companhias aéreas, nota-se um grande impacto pelo apagão cibernético. Segundo informações da OAG, as 20 maiores empresas do segmento cancelaram em torno de 10 mil voos entre os dias 19 e 21 de julho. Um exemplo disso foi a Delta Airlines, sendo a maior impactada com o cancelamento de 5.300 viagens.
Na categoria de finanças, nota-se que a Visa recebeu mais de 64.000 relatórios de pessoas insatisfeitas com a interrupção do serviço no dia 19, um número bem acima dos 1.500 habituais. Além disso, o TDBank passou por situação parecida, com os relatórios chegando a 56 mil no dia citado, enquanto a quantidade normal é de 240 relatos.
A situação aconteceu de forma parecida com empresas de vários outros segmentos, como é o caso de Tesla, Uber Eats, Amazon, DHL, Fedex, Microsoft Azure e 365. Portanto, resta saber como as companhias irão se recuperar dos impactos causados pelo apagão cibernético.











