O presidente Lula (PT) é apontado como o favorito para a disputa de 2026 entre eleitores da Bahia e de Pernambuco, segundo uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira 31.
Na Bahia, 67% responderam que podem votar no petista, índice que chega a 69% em Pernambuco.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparece em segundo lugar, com 34% de possibilidade de voto na Bahia (onde 40% não votariam nele) e 29% em Pernambuco (47% não votariam).
Na sequência, surge o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na Bahia, 26% sinalizam que poderiam votar nele, contra 59% que rechaçam esse voto. Em Pernambuco, 26% dizem que podem votar no ex-capitão, ante 62% que rejeitam a opção.
Chama a atenção o fato de que a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) sai à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como possível opção ao eleitorado de direita nos dois estados. Jair Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral até 2030.
Na Bahia, 19% sinalizam que poderiam votar em Michelle, enquanto 49% negam a possabilidade. Em Pernambuco, os índices são de 20% e 53%, respectivamente.
Tarcísio, por sua vez, tem 16% de possibilidade de voto e 26% de rejeição entre eleitores da Bahia. Em Pernambuco, 13% dizem que poderiam votar no governador paulista, contra 23% que afastam a possibilidade. Em ambos os estados, é mais expressivo o universo de eleitores que dizem não conhecê-lo: 56% na Bahia e 62% em Pernambuco.