O empresário americano Elon Musk comentou neste sábado (16) a declaração ofensiva que a primeira-dama brasileira, Janja Silva, fez contra ele durante um painel do G20 Social. “Eles vão perder a próxima eleição”, disse Musk, ao responder no X a um vídeo com o registro da fala da socióloga.
Janja defendia a regulamentação das redes sociais para combater a desinformação quandos seu discurso foi interrompido pelo sinal sonoro de um navio que passava próximo ao local do evento, na região portuária do Rio. “Deve ser o Elon Musk”, disse, em tom de ironia, para depois usar a expressão vulgar “Fuck you, Elon Musk”.
Políticos da oposição também foram às redes sociais para repudiar a atitude desrespeitosa da primeira-dama. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou um print da resposta de Musk e afirmou que “temos mais um problema diplomático”.
O deputado federal Marcel van Hatten (Novo-RS) disse que protocolou junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara um pedido de convocação do chanceler Mauro Vieira. Segundo ele, o ministro deve prestar esclarecimentos sobre “os impactos diplomáticos da declaração ‘cheia de classe’ e irresponsável de Janja”.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) definiu a atitude da socióloga como “inaceitável, inacreditável e vergonhosa”. “O Itamaraty ainda não entendeu que a atual primeira-dama do Brasil não tem nenhuma condição intelectual ou postura para participar de eventos internacionais?”, disse.
Nikolas Ferreira, deputado federal pelo PL de Minas Gerais, publicou, em inglês, a seguinte mensagem: “Janja da Silva, mulher de Lula, acabou de dizer ‘F*, Elon Musk, durante o painel social do G20. Esta é a esquerda ‘tolerante’”.
O senador Sergio Moro (União-PR) citou a resposta de Musk e disse que “a frase do dia foi dita em inglês”.
Para Carla Zambelli, deputada federal pelo PL de São Paulo, “essa postura baixa, sem educação e completamente desnecessária não apenas mancha a imagem do Brasil, mas também pode comprometer relações diplomáticas importantes com a maior potência mundial”.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que “Antes era ‘só’ Musk contra Ele [o ministro do STF Alexandre Moraes]. Agora é Trump e Musk contra Ele e o Descondenado [Lula]”.
De acordo com o site Metrópoles, ministros e diplomatas brasileiros criticaram, nos bastidores, o ataque de Janja Silva contra Elon Musk, que foi um dos principais aliados de Donald Trump na corrida presidencial americana e vai assumir um cargo no governo dos EUA.
Alguns chefes do primeiro escalão do governo concordaram que a primeira-dama “passou do ponto” dessa vez. Já integrantes do Itamaraty afirmaram que a fala foi “desnecessária” e pode prejudicar a relação, já desgastada, entre Lula e Donald Trump.