O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou nesta quinta-feira 2, que irá antecipar o saque dos pagamentos do Bolsa Família para beneficiários do programa que vivem nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A medida acontece logo após o estado ter decretado estado de calamidade pública em razão do desastre. Mais de 15 mil pessoas estão fora de suas casas, outras 13 morreram e 21 estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil.
Para facilitar a retirada do benefício, todos poderão sacar o Bolsa Família no dia 17 de maio, independentemente do número final do NIS e sem a exigência do cartão, nem de documentação pessoal, desde que o beneficiário receba a Declaração Especial Pagamento, que é emitida pela gestão municipal.
A pasta também prorrogou os prazos de atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias que estavam em processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.
Diante a tragédia na região, o ministério realizou ainda um repasse de 5,6 milhões para os municípios atingidos pelas enchentes.