Recentemente, a Rússia havia multado o Google e também o TikTok por causa de conteúdo banido no país. A gigante da tecnologia recebeu uma multa de 5 milhões de rublos (R$ 342.090,80 em conversão direta), enquanto o TikTok recebeu uma multa de 4 milhões de rubulos (R$ 273.819,24).
Agora, segundo Aleksei Didenko, um membro da Duma Estatal Russa, o país se prepara para emitir um bloqueio para o Google, Android e também iOS. Didenko não revelou maiores detalhes sobre o que acontecerá nos próximos dias e nem quando acontecerá exatamente esse bloqueio.
Aparentemente, o governo russo tem há anos solicitado que as plataformas citadas removam conteúdos que eles consideram ilegais no país. O Google é o mais citado nesses casos, principalmente por causa do YouTube e o seu conteúdo divulgado.
Caso o relatório compartilhado por Aleksei Didenko ao Globe Eye News esteja de fato correto, o Google não será apenas banido do país, como também o seu sistema operacional móvel também e o mesmo vale para o iOS, ao que tudo indica.
Até o presente momento, a Rússia não se pronunciou sobre o caso e muito provavelmente só o fará em caso de bloqueio definitivo. Embora as multas fossem algo esperado, o bloqueio desses sistemas e redes ainda consegue ser uma surpresa, de certa forma.
É possível presumir que um dos motivos pelo qual o banimento pode acontecer é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Desde o início do conflito, muita propaganda ou materiais considerados negativos para a imagem do país surgiram com a ajuda da internet. Vale destacar que o país estuda também o banimento de smartphones no campo de batalha.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘
fbq(‘init’, ‘284696378395882’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);











