Ação deverá ser desenvolvida nos períodos de férias escolares.
Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 4 de novembro, foi aprovado o Projeto de Resolução Nº 17/2024, de autoria do vereador Ju Negão (MDB), que institui no âmbito da Câmara a Campanha Permanente de Orientação, Conscientização, Prevenção e Combate aos riscos de acidentes com pipas ou papagaios.
A campanha deverá destacar os riscos que o ato de soltar pipas com linhas cortantes, tipo cerol e linha chilena, em locais próximos às redes elétricas, oferecem aos praticantes em caso de choque, aos motociclistas e ciclistas e os cortes de energia à população das proximidades.
“Existem recomendações que podem mitigar os efeitos maléficos dos acidentes, tais como não usar linhas cortantes, papeis laminados na confecção da pipa, não tentar retirar pipas enroscadas na rede elétrica, não jogar objetos condutor de energia nas redes elétricas, não soltar pipas em dias de chuva, mas parece que estas recomendações não são observadas pelos praticantes”, pontuou o vereador.
A ação deverá ser desenvolvida pela Escola Legislativa Paulo Freire anualmente, com foco nos períodos de férias escolares dos meses de janeiro, fevereiro, julho e agosto.