mais
    HomePolíticaSetor de alimentação cresce 13,6% no 1º trimestre de 2025 e movimenta...

    Setor de alimentação cresce 13,6% no 1º trimestre de 2025 e movimenta R$ 48,1 bilhões – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    O setor de alimentação registrou faturamento de R$ 48,167 bilhões no primeiro trimestre de 2025.

    O dado é da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado representa alta de 13,6% em relação ao mesmo período de 2024.

    Além disso, o número de operações cresceu 6,2% no período, sustentado principalmente pela alta na demanda por alimentação fora do lar e pela consolidação dos pedidos via delivery.

    Segmento se mantém entre os três maiores do franchising

    O setor ocupa a terceira posição no ranking da ABF.

    Fica atrás apenas dos segmentos de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%) e de Entretenimento e Lazer (14,8%).

    Expansão está ligada à escalabilidade e conveniência

    Segundo Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical de Scale Up do Ecossistema 300 Franchising, o setor se destaca pela agilidade operacional e conexão com o público final.

    “É um dos mais estratégicos do franchising. Consegue responder rapidamente às mudanças de comportamento e às novas tendências, como a expansão do delivery desde a pandemia”, afirma.

    Alimentação saudável impulsiona retorno ao presencial

    A Frutaria Ipiranga, especializada em alimentação saudável fora de casa, ampliou sua atuação com foco em wraps, saladas e sucos.

    Com oito unidades em operação, a rede pretende alcançar 20 lojas até o fim de 2026.

    “O crescimento do setor está ligado à volta do trabalho presencial e à busca por refeições práticas e saborosas”, afirma o CEO Caique Lima.

    Sobremesas geladas crescem com modelo simplificado

    Desde 2015 no mercado, o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés soma mais de 180 unidades em 14 estados e aposta na produção nacional como diferencial.

    “O açaí é um produto brasileiro com grande potencial de crescimento”, afirma o CEO Rafael Corte.

    Estrutura enxuta viabiliza culinária asiática

    O Grupo HSH opera com três marcas: Home Sushi Home, Mangu Shoyu e HotChop. Sua estrutura baseada em dark kitchens permite atuação em mais de 12 estados com 20 unidades.

    Pães e doces em modelo artesanal

    A Boulangerie Carioca une a tradição francesa ao gosto brasileiro desde 2015.

    A rede faturou R$ 9 milhões em 2024 com seis lojas e projeta mais de dez unidades em novos estados em 2025.

    “O público valoriza redes que integram a culinária internacional com elementos brasileiros”, afirma o CEO Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

    Marmitas ganham força com foco em saudabilidade

    A Mr. Fit, criada em 2011, ultrapassou 880 unidades no Brasil e também está presente em Portugal e Paraguai.

    A marca se destaca com marmitas ultracongeladas e refeições rápidas voltadas à saúde.

    Gelatos artesanais se destacam pela qualidade

    A Cuor di Crema, especializada em gelatos italianos, fechou 2024 com mais de R$ 15 milhões em faturamento.

    Com nove lojas em seis estados, integra a holding Antaris Foods Brands Franchising.

    Bolo caseiro atrai consumidores em expansão nacional

    Com mais de 600 unidades no Brasil e uma em Portugal, a Casa de Bolos investe em produção artesanal.

    A empresa inaugurou nova sede em Ribeirão Preto (SP) para apoiar a expansão da marca.

    “O consumidor valoriza alimentos com sabor afetivo e preparo caseiro”, afirma Rafael Ramos, diretor de marketing.

    Sushi lidera crescimento no delivery

    Premiado pelo iFood, o Harõ Sushi planeja crescer 39% até julho de 2025, alcançando 75 lojas.

    O grupo também opera marcas como Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma.

    “O delivery sustenta o crescimento no franchising, ao unir agilidade e confiança”, diz Fernando Andrade, sócio-fundador.

    Hambúrgueres se destacam com ambientação temática

    A Johnny Rockets faturou R$ 125 milhões em 2024. Com ambientação inspirada nos anos 1950, sua operação no Brasil é a segunda maior do mundo.

    “O diferencial está no suporte ao franqueado e na padronização da experiência”, afirma o sócio-diretor Alan Torres.

    Pokes mantêm ritmo de expansão nacional

    A Hapoke, especializada em poke havaiano, está presente em 13 estados com mais de 50 unidades.

    A expectativa é alcançar 75 lojas até o fim de 2025, mantendo o modelo de operação simplificada.

    Pizzas apostam em formação e tecnologia

    Com mais de 80 unidades em 10 estados, a Pizza Prime projeta alcançar 100 lojas até o fim de 2025.

    A marca investe em tecnologia, centro de distribuição e capacitação dos franqueados.

    Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Irã detém duas pessoas após mulheres correrem maratona sem véu islâmico

    As autoridades do Irã prenderam neste sábado 6 os “dois principais organizadores” de uma...

    Pix atinge 313,3 milhões de operações e registra novo recorde

    O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), o Pix, registrou um novo...

    Indicado por Bolsonaro, Flávio exige anistia e tenta unir a direita

    Um dia após ser oficialmente indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como nome da família...

    Mais Notícias

    Irã detém duas pessoas após mulheres correrem maratona sem véu islâmico

    As autoridades do Irã prenderam neste sábado 6 os “dois principais organizadores” de uma...

    Pix atinge 313,3 milhões de operações e registra novo recorde

    O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), o Pix, registrou um novo...