HomePolíticaGuerrilheiros ordenam confinamento no noroeste da Colômbia em meio a onda de...

Guerrilheiros ordenam confinamento no noroeste da Colômbia em meio a onda de violência

PUBLICAÇÃO

spot_img
spot_img
spot_img

O Exército de Libertação Nacional (ELN) ordenou o confinamento da população civil no noroeste da Colômbia por três dias a partir desta sexta-feira 2, em meio a uma recente onda de assassinatos contra militares e policiais.

O país atravessa seu pior pico de violência da última década, com negociações frustradas entre o governo e as organizações ilegais mais poderosas.

A governadora do departamento do Chocó (noroeste do país), Nubia Córdoba, denunciou nesta sexta-feira, na rede social X, uma “nova escalada de violência” na região em confrontos entre a guerrilha e o Clã do Golfo, o principal grupo narcotraficante da Colômbia.

Em um comunicado divulgado na quinta-feira, a Frente de Guerra Ocidental do ELN anunciou a proibição de “qualquer tipo de mobilidade” no rio Baudó e seus afluentes, uma área sem estradas onde a população se desloca exclusivamente pelo rio.

Segundo a guerrilha, o confinamento foi ordenado para “evitar que a população civil seja afetada” durante os enfrentamentos com o Clã do Golfo, de origem paramilitar.

Ambos os grupos disputam o controle desta zona chave para o tráfico de cocaína.

Conhecidas como “ataques armados”, as restrições à mobilidade civil são comuns nas regiões dominadas pelo ELN.

O anúncio ocorre dias depois que o presidente Gustavo Petro denunciou o “assassinato sistemático” do ao menos 27 policiais e militares nas últimas semanas sob um “plano de armas”, no estilo do falecido barão da cocaína Pablo Escobar.

O presidente atribuiu algumas das mortes a dissidentes das extintas guerrilhas das Farc e do Clã do Golfo.

Desde meados de janeiro, o governo também está liderando uma ofensiva contra o ELN em uma região na fronteira com a Venezuela conhecida como Catatumbo, após uma sangrenta investida da guerrilha contra um grupo dissidente das Farc que deixou mais de 70 mortos e 55 mil deslocados.

Sob a bandeira de uma política de “paz total”, Petro chegou ao poder em 2022 com o propósito de extinguir o conflito armado interno, que continuou após o acordo de paz com as FARC em 2016.

No entanto, em seu mandato, os grupos armados, financiados pelo tráfico de drogas, se fortaleceram. Cerca de 22 mil combatentes estão alimentando a guerra de meio século, de acordo com dados oficiais, em uma época de produção recorde de cocaína registrada pela ONU.

Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

MAIS RECENTES

Sessão ordinária do dia 29 de junho de 2026 será realizada às 9h

Quatro projetos estão pautados na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária, que será...

Moraes critica abertura de inquéritos com base em notícias “plantadas”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes criticou nesta quinta-feira (25)...

Feiras livres de Limeira fortalecem lazer aos domingos com atrações para crianças

No Parque Nossa Senhora das Dores I e na Vila Esteves, a inclusão de...

Mais Notícias

Sessão ordinária do dia 29 de junho de 2026 será realizada às 9h

Quatro projetos estão pautados na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária, que será...

Moraes critica abertura de inquéritos com base em notícias “plantadas”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes criticou nesta quinta-feira (25)...