HomePolíticaJustiça da Colômbia ordena libertação de ex-presidente Álvaro Uribe – CartaCapital

Justiça da Colômbia ordena libertação de ex-presidente Álvaro Uribe – CartaCapital

PUBLICAÇÃO

spot_img
spot_img
spot_img

A Justiça da Colômbia ordenou nesta terça-feira 19 a libertação do ex-presidente Álvaro Uribe enquanto ele recorre em segunda instância de uma condenação a 12 anos de prisão domiciliar por suborno e fraude processual, em decisão do Tribunal Superior de Bogotá.

O ex-presidente (2002-2010) estava preso em sua residência próxima de Medellín. O tribunal ordenou a sua libertação imediata enquanto analisa o recurso de Uribe contra a condenação anunciada em 1º de agosto.

Uribe, 73, recorreu da decisão da Justiça que o tornou o primeiro ex-governante do país condenado criminalmente e privado de liberdade. Ele afirma que o julgamento foi politizado e aconteceu sob pressão da esquerda, atualmente no poder.

A segunda instância tem até 16 de outubro para ratificar a condenação ou absolver Uribe. Caso ultrapasse essa data, o processo será arquivado.

Pressão

Em 2012, Uribe denunciou o senador de esquerda Iván Cepeda por suposto complô para vinculá-lo a paramilitares. Cepeda havia mencionado no Congresso denúncias de ex-paramilitares presos que acusavam Uribe de fundar um esquadrão antiguerrilhas na fazenda de sua família.

Em uma reviravolta inesperada, a Suprema Corte começou a investigar Uribe em 2018 por manipular testemunhas para desacreditar Cepeda, que disse respeitar a decisão, mas que não concorda com ela.

“Temos a absoluta certeza de que o ex-presidente condenado vem realizando várias ações de pressão sobre a Justiça, campanhas contra nós, e acreditamos que a medida imposta pela juíza Sandra Heredia era, de alguma forma, uma medida para nos proteger desse tipo de ação”, declarou o senador.

Uribe chegou ao poder quando a Colômbia sangrava devido a um confronto entre guerrilhas de esquerda, esquadrões de extrema direita e forças do Estado. Ele conquistou apoios com suas políticas de linha dura, que derrotaram a guerrilha das Farc.

Ao mesmo tempo que melhorou a percepção de segurança, o governo Uribe foi questionado devido aos milhares de assassinatos cometidos pelos militares durante a luta contra os rebeldes. Das 8 milhões de vítimas do conflito armado naquela época – entre deslocados, mortos e feridos –, 40% foram registradas durante o seu mandato.

Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

MAIS RECENTES

Sessão ordinária do dia 29 de junho de 2026 será realizada às 9h

Quatro projetos estão pautados na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária, que será...

Moraes critica abertura de inquéritos com base em notícias “plantadas”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes criticou nesta quinta-feira (25)...

Feiras livres de Limeira fortalecem lazer aos domingos com atrações para crianças

No Parque Nossa Senhora das Dores I e na Vila Esteves, a inclusão de...

Mais Notícias

Sessão ordinária do dia 29 de junho de 2026 será realizada às 9h

Quatro projetos estão pautados na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária, que será...

Moraes critica abertura de inquéritos com base em notícias “plantadas”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes criticou nesta quinta-feira (25)...