O PSOL e a Rede anunciaram nesta quarta-feira 27 que começaram as negociações para renovar a federação entre os dois partidos, formada em 2022, com vistas às eleições de 2026. A reunião, realizada em Brasília nesta quarta, contou com a presença da presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi, e o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Paulo Lamac.
Segundo os dirigentes, o assunto será agora debatido internamente nos partidos, mas a expectativa é de continuidade da federação PSOL-Rede. Eles também ressaltaram que a federação é necessária para somar forças no enfrentamento contra a extrema-direita, que se opõe a um projeto de país justo, solidário e sustentável para todos os brasileiros.
A partir de uma confirmação da renovação da federação PSOL-Rede, serão iniciadas as conversas para a definição da tática eleitoral para 2026, com eleições para o Executivo e o Legislativo, tanto nacional quando nos Estados.
Com a criação das federações, instituídas em 2022, os partidos podem se unir na disputa por qualquer cargo, desde que permaneçam assim por todo o mandato conquistado. A federação vale para eleições majoritárias e proporcionais.
Atualmente há três federações partidárias estão em vigor: PT-PCdoB-PV, Rede-PSOL e PSDB-Cidadania.











