O prefeito Mario Botion participou na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal, da abertura do evento “Empregabilidade para pessoa com deficiência e seus desafios”. Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Escola Legislativa, e apoio da Prefeitura de Limeira, a iniciativa reuniu especialistas para falar sobre a lei de cotas, direitos das pessoas com deficiência e inclusão.
Além do prefeito, integraram a mesa de abertura, o presidente do CMDPD e chefe do Setor de Garantias de Direitos das Pessoas com Deficiência da prefeitura, Douglas Aparecido Antonio, o Robinho, a coordenadora do Programa Estadual “Meu Emprego Inclusivo”, Silvana Gimenes, e a presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Letícia Françoso. O vereador Elias Barbosa e o secretário de Comunicação Social, Sérgio Moreira, também acompanharam a solenidade.
Botion falou sobre a importância do evento, como forma de discutir os desafios e os avanços da empregabilidade da pessoa com deficiência. Quanto às ações inclusivas empreendidas pela prefeitura, ele destacou a atuação do PAT Limeira, que faz a intermediação da mão de obra, o Centro Educacional João Fischer Sobrinho (áreas Auditiva/Visual) e os cursos de capacitação.
Ele também abordou a participação da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação na “Oficina de Recrutamento”, grupo com 70 gestores de RH visando formação e troca de conhecimento. Um dos próximos módulos, citou o prefeito, tratará justamente da relação entre mercado de trabalho e pessoas com deficiência. “Temos grandes conquistas, mas ainda precisamos ampliar as oportunidades”, salientou. “Espero que um dia a sociedade seja mais justa e igualitária”, completou Botion.
Ao analisar o cenário do mercado de trabalho para a pessoa com deficiência, Robinho observou que, além das barreiras de contratação, é necessário repensar como se dá a permanência desses profissionais nas empresas. “Esse evento pretende levar informações atualizadas aos participantes, mobilizar a sociedade e conscientizar quanto aos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.
Após a abertura, os presentes assistiram a duas palestras com profissionais da área: a especialista em Gestão de Pessoas pelo Senac São Paulo, Maria Heloisa Rodrigues, e o advogado Jefferson Simelmann.