Destaque da série Desperate Housewives (2004-2012), a atriz Eva Longoria decidiu manter sua palavra e ir embora dos Estados Unidos após Donald Trump ser eleito presidente. Com ascendência latina, a intérprete de Gabrielle Solis afirmou que não se sente mais segura em seu país e que ele virou “uma distopia”.
“Eu passei toda a minha vida adulta aqui. Mas, mesmo antes da pandemia, eu já sentia que as coisas estavam mudando. A vibe era diferente. E aí o Covid aconteceu e veio a gota d’agua”, falou ela para a revista Marie Claire.
“Seja a quantidade de pessoas sem-teto nas ruas ou o preço dos impostos, não que eu queira falar mal da Califórnia… Eu só sinto que esse capítulo da minha vida se encerrou agora”, continuou Eva.
A situação ficou ainda pior para a atriz após a vitória de Donald Trump, o empurrão que faltava para ela decidir ir embora de vez. “A parte mais chocante não é nem ele ter vencido. É que um criminoso condenado, que despeja tanto ódio, possa ocupar o posto mais importante do país”, refletiu. “Se ele mantiver suas promessas, os EUA serão um lugar assustador.”
Em 2016, quando o empresário foi eleito presidente dos Estados Unidos pela primeira vez, Eva Longoria já havia demonstrado seu descontentamento. “Eu nunca tinha ficado deprimida na vida. Mas ali, eu pensei: ‘Será que meu voto importa mesmo? Estou fazendo a diferença?'”, lembrou.
“Eu estava tão firme nas minhas crenças, eu realmente acreditava na minha alma que a melhor pessoa venceria. E aí aquilo tudo aconteceu, e eu entendi: ‘Bem, a melhor pessoa não vence sempre'”, lamentou Eva.
A atriz, que participou da quarta temporada de Only Murders in the Building neste ano, ressaltou que sabe que é uma pessoa privilegiada por poder sequer cogitar ir embora do país e recomeçar a vida em outro lugar, e que a maioria dos norte-americanos não terão a mesma chance.
“Eu posso fugir e ir para outro lugar, mas muitos compatriotas não têm a mesma sorte. Eles vão ficar presos nesse país distópico, e eu fico ansiosa e triste por todos eles.”
Eva se mudou com o marido, o produtor mexicano José Bastón, e com o filho, Santiago, de seis anos, para o México, mas também vai virar durante parte do ano na Espanha. Ela também deve passar intervalos de tempo na América do Sul e na Europa por causa do trabalho, e não descarta ir para Los Angeles gravar alguns projetos.